TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Artigos Científicos: MONITORAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  2.114 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Curso: Serviço Social - 8°Semestre

Prof. Ma. Elaine Cristina Vaez Gomes

Acadêmicos:

Lucimar Brum Pereira RA: 2314345369

Maria Alice Salcedo RA: 2353439175

Maria Luisa Lindenmeyer RA: 2321388685

Maria de Lourdes Tunes RA: 2328422825

Rio Grande, 17 de setembro de 201

1. Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas

O Brasil, foi o marco legal para as grandes mudanças no campo da Política de Assistência Social. Foi na Constituição Federal de 1988, considerada inovadora e moderna que estabecida como uma de suas metas, a defesa dos direitos de cidadania. E foi com grande reconhecimento que resultou na regulamentação do ECA e da LOAS e recentemente, a aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que orienta a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Conforme a Política Nacional de Assistência Social – PNAS de 2004, é o SUAS que indica os meios para a execução desta política, definindo assim seus eixos estruturantes, a matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa e territorialização; que são as novas bases para a relação entre Estado e a Sociedade Civil; financiamento; Controle Social, o desafio da participação popular/cidadão usuário; Política de Recursos Humanos; a informação, o Monitoramento e a Avaliação.

Para que haja o fortalecimento e a garantia da implantação do SUAS é necessária a construção e a inserção de um sistema de monitoramento e avaliação, que aprove a medida de sua eficiência, eficácia e efetividade. Para que isso ocorra, o processo deve ser coletivo, transparente, deve ter um acompanhamento, ter informação, além da realização de estudos, pesquisas e diagnósticos, para que possa contribuir com a gestão desta política.

Monitoramento e avaliação são estratégias e momentos complementares: para se realizar, a avaliação necessita de boa informação gerada pelo monitoramento. Por outro lado, o monitoramento sem avaliação é algo incompleto, não permite saber muita coisa sobre a relevância ou a pertinência do projeto para o alcance dos objetivos. (MOKATE, 2000, p. 88).

Monitoramento, refere-se a observação regular e a organização das atividades desenvolvidas, do uso do capital e da produção de resultados, fazendo uma comparação com o planejamento inicial. Ele deve também produzir dados e informações confiáveis para auxiliar com a análise da razão de eventuais desvios, assim como, das decisões de revisão do plano. O sistema de monitoramento e avaliação deve fornecer informações fundamentais para atuar nos fatores institucionais e processuais passíveis de gerar ineficiência crônica no desempenho das políticas e dos programas sociais.

Avaliação é a importância que se dá a uma ação em relação a um determinado referencial valorativo e que é aceito por quem o avalia. Avaliar não significa apenas medir, e sim julgar a partir de um referencial de valores. Avaliação tem como papel, analisar de maneira crítica o andamento dos serviços e projetos, segundo seus objetivos, tendo como base, as informações produzidas pelo monitoramento.

Monitoramento e Avaliação das atividades já foram superados, no entanto, sendo assim ainda há muito para se fazer para a consolidação da gestão social. Monitoramento apoia-se no acompanhamento contínuo e cotidiano por parte de gestores do desenvolvimento dos programas. É uma função específica à gestão de programas, podendo ser capaz de conceder informações sobre o programa para seus gestores, permitindo assim, adotar medidas para melhorar sua instrumentalização.

Assim sendo, concluímos que a construção de indicadores não é uma tarefa muito simples, pois o indicador é um instrumento aparentemente neutro. A importância de seus significados pode no entanto variar de acordo com determinadas intencionalidades políticas, além de conhecimentos científicos e tecnológicos. Concluímos ainda que, sua utilização nas Política de Assistência Social vem aumentando cada vez mais, sua importância e sua necessidade de ampliação e refinamento também. Mas o desafio ainda é muito grande e deverá demonstrar de modo quantitativo e qualitativo, as diversas demandas que os usuários desta política, apresentam bem como suas potencialidades.

Estas informações devem conduzir a construção de novas políticas e a efetivação contínua das existentes, além da contribuição de ações integradas com as demais políticas públicas e organizações comunitárias. Neste processo, a participação das famílias é de extrema importância, são alvo das atuações destas políticas por meio das reuniões socioeducativas, e, em especial das Conferências Municipais de Assistência Social.

2. Critérios de avaliação e o gerenciamento dos indicadores:

CRITÉRIOS PARA A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE MONITORAMENTO

- Perceber a importância do uso de indicadores para o gerenciamento de programas e projetos;

- Propor conceitos básicos, execução, monitoramento e avaliação de ações propriedades dos indicadores apropriados a formulação, programas e projetos;

- Apontar quais as principais fontes de dados sociais e econômicas e os principais indicadores sociais e econômicos para acompanhamento de um determinado público;

- Demonstrar o conceito de Painel de Monitoramento e Avaliação como uma das ferramentas básicas para apoio no gerenciamento de programas e projetos.

3. Os indicadores e o Software Brasil Hoje

Os indicadores é um software que reúne os indicadores sociais e os educacionais, produzidos por diversos Institutos de pesquisas nacionais, e tem como objetivo facilitar o acesso e a análise dessas informações, possibilitando produzir relatórios agregando diferentes indicadores e estabelecendo comparações com outros municípios e localidades. Software é um sistema que reúne em um único ambiente, informações selecionadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com