TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRN BANCO DE DADOS

Pesquisas Acadêmicas: MRN BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

MODELAGEM RELACIONAL NORMALIZADO – MRN

Foi o primeiro modelo de banco de dados formal. Os bancos de dados hierárquicos e em rede, passaram a ser também descritos em linguagem formal.

O modelo relacional para gerência de bancos de dados é um modelo baseado em lógica e na teoria de conjuntos. a análise dos dados é feita em uma lógica de predicados de dois valores (ou seja, sem o valor nulo); isto significa que existem dois possíveis valores para uma proposição: verdadeira ou falsa. Os dados são tratados pelo cálculo relacional ou álgerbra relacional. O modelo relacional permite ao projetista criar um modelo lógico consistente da informação a ser armazenada. Pode ser refinado através de um processo de normalização. O princípio básico do modelo relacional é o princípio da informação: toda informação é representada por valores em relações (relvars). Assim, as relvars não são relacionadas umas às outras no momento do projeto. Os projetistas utilizam o mesmo dominio em vários relvars, e se um atributo é dependente de outro, esta dependência é garantida através da integridade referencial. A normalização de banco de dados é normalmente realizada quando projeta-se um banco de dados relacional, para melhorar a consistência lógica do projeto do banco de dados e o desempenho transacional. A dependência funcional (DF) é um dos conceitos fundamentais no desenho dos modelos de dados relacionais. A dependência funcional é uma associação que se estabelece entre dois ou mais atributos duma relação e define-se do seguinte modo: Se A e B são atributos, ou conjuntos de atributos, da relação R, diz-se que B é funcionalmente dependente de A se cada um dos valores de A em R tem associado a si um e um só valor de B em R; a DF tem a notação: A – B.

DF Transitiva ou Indireta Se um atributo não-chave Ax possui DF total da CP de uma tabela T e também possui DF total de um ou mais atributos não-chave de T, então diz-se que Ax possui DF transitiva ou indireta da CP de T.

Normalização é o processo de organizar dados numa base de dados. Este processo envolve a criação de tabelas e o estabelecimentos de relações entre essas tabelas, de acordo com regras concebidas para proteger os dados e para tornar a base de dados mais flexível, através da eliminação da redundância e da dependência inconsistente. Os dados redundantes desperdiçam espaço em disco e criam problemas de manutenção. Se é necessário alterar dados que existem em mais do que um local, esses dados têm de ser alterados exactamente do mesmo modo em todos os locais. Uma alteração de morada de um cliente é muito mais fácil de implementar se esses dados estiverem apenas armazenados na tabela Clientes e em mais nenhum local da base de dados. Existem algumas regras para a normalização de bases de dados. Cada regra é chamada "formula normal". Se a primeira regra é respeitada, diz-se que a base de dados está na "primeira formula normal". Se as três primeiras regras são observadas, considera-se que a base de dados está na "terceira formula normal”. Considera-se que a terceira formula normal corresponde ao nível mais alto necessário para a maior parte das aplicações. De um modo geral, a normalização requer mais tabelas e alguns clientes acham este procedimento confuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com