TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSEU DO OLHO - Oscar Niemeyer

Casos: MUSEU DO OLHO - Oscar Niemeyer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

Museu Oscar Niemeyer – MON (Curitiba- PR)

O Museu Oscar Niemeyer localiza-se na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil.

São dois prédios, instalados em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.

O prédio principal do museu, e o mais antigo, chama-se Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Foi projetado em 1967, inaugurado em 1978 e era anteriormente ocupado pela administração estadual (embora tenha sido concebido para ser o Instituto de Educação do Paraná). Dia 8 de julho de 2003, foi reinaugurada devido à adaptação à função de museu, com seu novo anexo em formato de olho, dando lhe uma nova identidade.

O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m.

O pavimento térreo deste prédio é concebido como um pavilhão livre, onde se localizam o acesso e o guarda volumes de um lado, e do outro, a loja e o café do museu (na foto abaixo; vista para o pátio das esculturas do piso inferior).

O guarda volumes é um equipamento importante para os viajantes.

Do térreo também é possível enxergar algumas maquetes no piso inferior. Há um interessante piso de vidro encaixado nas nervuras da laje.

No pavimento superior também ocorre exposições temporarias, como esta no foyer central, que é iluminado por uma grande clarabóia.

Também existem em salas de exposições “fechadas”, onde se revezam as exposições por tema, por autor ou de acordo com a programação do museu. De lá descemos para o piso inferior, o subsolo, onde há o pátio das esculturas – e também lugar para atividades lúdicas para crianças em visitas monitoradas, etc. Deste espaço sai a ligação para o escultórico bloco anexo, ou o “olho” do museu.

O Edifício Castello Branco constitui-se de uma barra retangular em concreto protendido, com 200 m de comprimento e 30 de largura, basicamente um volume puro e branco sobre pilotis, com fachada totalmente cega do pavimento superior. O pavimento dos pilotis é composto por 24 colunas em forma de pirâmide invertida alongada, dispostas em espaçamentos alternados, alinhados as fachadas da frente e de fundos e recuados 20 m das fachadas laterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com