TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maconha

Trabalho Universitário: Maconha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 9

Quais são os termos populares para referir-se à maconha?

Existem muitos termos pelos quais a maconha é conhecida. Estes termos mudam muito rapidamente e variam dependendo de cada país (na América Latina ou na Espanha) e também da região do país. Nos Estados Unidos, variam por regiões e inclusive nos diversos setores da mesma cidade. Nos Estados Unidos, existem mais de 200 termos para descrever os diversos tipos de maconha. Em nosso país também existe uma enorme variedade de "apelidos" regionais para a maconha (erva, fumo, marijuana, etc.).

Como se usa maconha?

A maioria das pessoas que a consome, o faz em forma de cigarro (chamado também de baseado, fino, beck, etc.). Também podem fumar em um cachimbo. Existe um cachimbo que filtra a fumaça com água, conhecido em inglês como "bong". Algumas pessoas misturam a maconha com a comida ou a utilizam em forma de chá.

Quantas pessoas usam maconha? Qual é a média de idade em que os jovens começam a fumar?

Muitas pesquisas científicas têm sido realizadas sobre a maconha:

1. No Brasil

Houve crescimento de seu uso entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Este aumento ocorreu tanto no uso esporádico quanto no uso freqüente (mais de 5 dias por mês) e mesmo no uso "pesado" (mais de 20 ocasiões mensais de consumo). · 8% dos estudantes relatam que já fizeram uso de maconha. · A maconha é a segunda droga mais utilizada entre estudantes (sem considerar álcool e tabaco).

2. Nos Estados Unidos

Mais de 70 milhões de pessoas maiores de 12 anos experimentaram a maconha pelo menos uma vez. · Aproximadamente 10 milhões usaram a maconha no decorrer do último mês. · Mais de 5 milhões fumam maconha pelo menos uma vez por semana. · Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a maconha foi provada pela primeira vez, em média, por jovens com 13,5 anos de idade. · Pesquisadores descobriram que o uso da maconha alcança seu nível mais alto da última parte da adolescência até os 25 anos. O uso diminui depois desta idade.

Como saber se um jovem está usando maconha?

Existem certos sintomas que podem ser percebidos. Aqueles indivíduos que estão sob o efeito da maconha podem:

Parecer estar com um pouco de tontura e com alguma dificuldade para caminhar;

Parecer estar rindo exageradamente (ou sem nenhuma razão);

Apresentar olhos vermelhos e irritados;

Ter dificuldade para lembrar como as coisas aconteceram

Quando desaparecem os primeiros efeitos, depois de algumas horas, a pessoa pode sentir muito sono. Ainda que seja difícil identificar os sintomas de uso nos adolescentes, existem mudanças no comportamento deles. Deve-se tentar perceber se o jovem se afasta dos outros, se está deprimido, se tem fadiga, se não cuida de sua aparência pessoal, se é hostil, ou se suas relações com familiares e amigos se deterioraram, por exemplo, começam a brigar ou se afastar. Também podem ocorrer mudanças no desempenho escolar, faltas, menor interesse pelo esporte e por outras atividades favoritas, ou modificação nos hábitos alimentares ou no sono. Tudo isto pode indicar o uso de drogas, ainda que nem todos os casos apresentem estes sinais.

Deve-se ficar atento também para:

Coisas que possam indicar o uso de drogas, como cachimbos ou papéis para enrolar cigarros;

O cheiro da roupa;

O uso de incenso e desodorante de ambiente;

O uso de colírios para os olhos;

A existência de roupas, pôsteres, etc., que promovam o uso das drogas.

Por que os jovens usam maconha?

As crianças e os adolescentes começam a fumar por muitas razões. Entre as mais comuns estão a curiosidade e o desejo de fazer parte de um grupo social. Os jovens que já fumam cigarros e/ou bebem álcool, correm maiores riscos de vir a usar maconha. Pesquisas também sugerem que o uso de álcool ou drogas entre os membros da família é outro fator importante. Os pais, avós e irmãos mais velhos são modelos que as crianças tendem a imitar.

Alguns jovens que usam drogas não possuem boas relações com seus pais. Outros têm amigos que usam drogas e que os pressionam a prová-la e usá-la. Em outras palavras, todos os aspectos do meio no qual se desenvolve a criança e o jovem (a casa, a escola, a vizinhança) são determinantes para a possibilidade de provar drogas. Os jovens que fumam muita maconha podem ficar dependentes dela. Esta é a razão principal, a partir deste momento, para que continuem usando.

Alguns usuários mencionam aspectos emocionais que os levaram para as drogas, como a ansiedade, a raiva, a depressão, o tédio, etc. Tentam explicar que começaram a usar para "suportar melhor sua vida". Este argumento, que muitas vezes serve de desculpa, é amplamente reconhecido como falso, porque, além da maconha não resolver qualquer dificuldade, ela impede que o usuário desenvolva meios de enfrentar os desafios comuns da vida.

A maconha leva ao consumo de outras drogas?

As pesquisas que foram realizadas com estudantes de nível médio usuários de outras drogas mostram que a maioria começou usando a maconha como primeira droga ilícita. O uso da maconha favorece o contato dos jovens com pessoas que usam e vendem não somente a maconha, mas também outras drogas. Neste sentido, a resposta desta pergunta é sim; existe maior risco dos jovens que usam maconha serem mais expostos e sofrerem maior pressão para provar outras drogas.

Quais são os efeitos da maconha?

Os efeitos da maconha dependem de vários fatores, como por exemplo:

O tipo de cannabis e seu conteúdo de THC;

A forma de uso (se fumada ou ingerida);

As experiências e as expectativas de quem as fuma;

O lugar em que se usa;

Se a pessoa está bebendo álcool ou usando outras drogas.

Algumas pessoas não sentem nada quando provam maconha pela primeira vez. Outras podem se sentir intoxicadas e/ou eufóricas (alegres). É comum que as pessoas que usam maconha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com