TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Tese: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 14

Unidade 1 –Macroeconomia

a) é determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico. Com objetivos presentes no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.

b)

c) Nas palavras de Keynes um economista precisa ser matemático, historiador, estadista, filósofo e tão alienado e tão incorruptível quanto um artista, embora algumas vezes tão próximo do planeta Terra como um político.

d) O curto prazo é o período de tempo em que apenas uma variável do modelo econômico é alterável, permanecendo as demais de forma constante. É tipicamente um período que vai de seis meses a três anos. O longo prazo é o período de tempo em que todas as variáveis podem mudar menos a base tecnológica e institucional da sociedade. É um período que vai de três a dez anos.

e) Os fracasso na condução da Macroeconomia de uma sociedade:

• a hiperinflação, como as ocorridas na Alemanha na década de 1920 e nos países latino-americanos na década de 1980;

• o crescimento e a eventual falta de pagamento de dívidas externas;

• os picos de taxas de desemprego;

• as maxidesvalorizações cambiais;

• Os surtos de falências bancárias.

Enquanto que os sucessos são:

• a estabilidade econômica e das taxa de inflação do Brasil depois de 1994;

• as taxas de crescimento da economia brasileira ao longo do século passado até o início da década de 1980;

• a diminuição das oscilações do produto interno bruto dos EUA na década de 1990 e o aumento do intervalo entre crises, quando comparado com décadas anteriores;

• as altas taxas de crescimento do Japão no passado e da China atualmente.

• a recuperação dos EUA e dos países europeus da Grande Depressão de 1929; e

• a reconstrução e a recuperação econômica da Europa no pós-guerra (Segunda Guerra Mundial).

f) Mercado de bens e serviços; Mercado de moeda; Mercado de câmbio; Mercado de títulos;

Mercado de trabalho.

g) Que há equilíbrio abaixo do pleno emprego se mantivermos recursos produtivos não empregados (notadamente mão de obra). As teorias anteriores afirmavam que o equilíbrio tenderia ao ponto de pleno emprego, à medida que os recursos produtivos aceitassem remunerações mais baixas, fazendo com que nenhum deles ficasse desempregado. Neste caso específico, a mão de obra aceitaria salários menores de maneira que ninguém ficaria sem trabalhar em caso de uma depressão. Também de acordo com as teorias anteriores a Keynes, as pessoas exigiriam e rapidamente obteriam salários mais elevados em caso de expansão.

Que os recursos produtivos têm suas remunerações inflexíveis a curto prazo, visto que a mão de obra, em particular, não aceitaria trabalhar por valores menores es do que o determinado pelo piso, mesmo que isto significasse que uma parcela da mão de obra fosse ficar desempregada.

Que a ativação da demanda agregada é o principal instrumento econômico. No caso à época, como a preocupação era com a recessão caberia aumentar a demanda agregada, ou seja, a demanda total, a somatória da demanda de todos os mercados. Não é muito importante que esta demanda cresça de maneira proporcional nos vários mercados, mas sim que ela aumente.

Isto faz com que a demanda possa ser aumentada mesmo para a produção daqueles bens que não são considerados essenciais à economia: é o caso, por exemplo, da conservação de vias públicas, do ajardinamento e construções públicas em geral. O importante seria achar focos de ativação da demanda para que esta cresça.

Que a demanda gera a compra de produtos que terminam remunerando os fatores de produção que participaram de sua produção. Estes fatores vão ao mercado para consumir novos bens, o que gera novas demandas, novas remunerações e novos consumos. Isto criaria uma cascata de impulsos de consumo que seria representada por uma ampliação, por um multiplicador da demanda inicialmente provocada.

Que a demanda agregada é formada não só pelo consumo e sua multiplicação, mas também pelos gastos de investimento. Estes poderiam ser modelados em paralelo ao mercado de poupanças, ou seja, não haveria uma ligação instantânea entre a poupança de uma economia e os investimentos realizados. É o caso dos investimentos realizados pelo governo para ativar uma economia, que podem ser ativados no curto prazo a partir de emissão de moeda ou de empréstimos externos. Que pode haver entesouramento de recursos. As poupanças poderiam não ser canalizadas para o setor bancário por haver preferência pela liquidez, ou seja, as famílias poderiam desejar manter consigo os valores monetários.

Que as expectativas são muito importantes por afetarem o consumo e o investimento. Keynes criou a expressão “instinto animal” para explicar as motivações de consumidores e investidores para fazerem suas compras. Elas estariam ligadas à ânsia de ganhar mais, de ficar em uma posição melhor no futuro. Isto, na sua concepção, estava fortemente baseado na crença de que a economia em geral tende a crescer.

Que a ênfase é dada ao curto prazo, pois a veia prática de Keynes fazia com que ele elaborasse propostas a fim de resolver os problemas de sua época, já que ele era um espectador privilegiado por participar ativa mente de comissões de estudo e conferências em busca de soluções para os problemas econômicos da década de 1920. Ele não tinha interesse no longo prazo, campo que em princípio estaria coberto pela teoria clássica do século anterior.

Que as flutuações de curto prazo estariam ligadas aos ciclos ao longo dos quais os negócios eram realizados. Dito de outra maneira, uma ativação da economia por conta do aumento da demanda agregada poderia determinar algumas rodadas de negócios ao longo do tempo, até que seus efeitos fossem atenuados e a economia voltasse a ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com