TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Pesquisas Acadêmicas: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É ESTIMULAR A DEMANDA AGREGADA, QUE TIPO DE POLÍTICA FISCAL DEVE SER ADOTADA: EXPANSIONISTA OU CONTRACIONISTA? QUAIS OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA FISCAL DEVEM SER ADOTADOS NESTE CASO?

Expansionista. Ela estimula a demanda agregada e a produção, além de combater o desemprego.

Instrumentos de política fiscal: Variação dos gastos do governo, estão o consumo e investimento realizados, as transferências às família e os subsídios que o governo fornece ao setor privado ou variação das taxas e impostos.

QUESTÃO 02: EXPLIQUE PORQUE UMA DESVALORIZAÇÃO DO REAL É UM INSTRUMENTO DE POLÍTICA CAMBIAL QUE ESTIMULA A DEMANDA AGREGADA.

Desvalorizando a moeda nacional frente às moedas estrangeiras, o produto interno ficará mais barato em relação ao produto externo, o que estimularia as exportações e desestimularia as importações. Outros instrumentos que podem ser utilizados para impulsionar a demanda agregada, o produto e o emprego são o estímulo à entrada de capitais estrangeiros para investir no país, o protecionismo interno, que desestimularia as importações taxando os produtos importados e ainda estímulos fiscais e creditícios para estimular as exportações.

QUESTÃO 03: CITE AS 04 FORMAS DE O GOVERNO OBTER RECEITA.

Há quatro formas de o governo obter receita: arrecadação de impostos diretos que são aqueles que incidem diretamente sobre a renda das famílias e das empresas, ou seja, descontadas nos salários, aluguéis, juros e lucros, além do IPTU, IPVA e IOF; impostos indiretos, são aqueles que incidem sobre o preço dos bens e serviços finais pois ele está embutido nos preços dos mesmos ex ICMS, IPI e ISS; contribuições à previdência social pois o montante arrecadado não é totalmente utilizado no mesmo período, pois o número de contribuinte é geralmente maior que o número de aposentados e pensionistas e cobrança de taxas pela prestação de serviços e as várias taxas cobradas sendo elas, por exemplo, pela iluminação pública e saneamento, as multas de trânsito, pedágios, aluguéis de prédios públicos e também a participação acionária em empresas

QUESTÃO 04: PORQUE EM PAÍSES COMO O BRASIL, A RENDA LÍQUIDA DO EXTERIOR É NEGATIVA?

Isso se dá porque o PIB é maior que o PNB. Ou seja nós enviamos mais renda para o exterior, para pagar os fatores de produção, do que recebemos rendas dos países estrangeiros. Isso acontece porque utilizamos mais fatores de produção estrangeiros do que enviamos fatores de produção brasileiros ao exterior. Devemos levar em consideração também, que existem mais empresas estrangeiras instaladas no Brasil do que empresas brasileiras no exterior.

QUESTÃO 05: CONFRONTE A TEORIA DEFENDIDA PELOS ECONOMISTAS DA ESCOLA CLÁSSICA COM A REALIDADE DE 1929 (INÍCIO DA ESCOLA KEYNESIANA). QUAL ERA A PROPOSTA DE KEYNES?

A teoria clássica defendia o princípio do liberalismo econômico, ou seja, a não intervenção do estado nas questões econômicas. Algumas hipóteses defendidas pelo modelo clássico eram: Preços e salários flexíveis no longo prazo; naturalidade da moeda, e a lei de Say, "toda oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com