TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Trabalho Escolar: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 05, 06, 07 E 08.

ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA NO PORTFÓLIO – AULA 08

VALOR = 5.00

QUESTÃO 01: CITE 03 FUNCÕES DO BANCO CENTRAL. (VALOR = 1.00)

Banco dos bancos; supervisor do sistema financeiro; executor da política monetária.

QUESTAO 02: DEFINA O INSTRUMENTO DE POLÍTICA MONETÁRIA CHAMADO “TAXA DE REDESCONTO”. UM AUMENTO NA TAXA DE REDESCONTO É CONSIDERADO UMA POLÍTICA MONETÁRIA CONTRACIONISTA? EXPLIQUE. (VALOR = 2.00)

Taxa de Redesconto é: uma taxa exigida pelo Banco Central para cobrir os eventuais “buracos” nos caixas dos bancos comerciais. Um aumento na taxa não é considerado porque a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado.

QUESTÃO 03: EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, PORQUE A ABERTURA COMERCIAL OCORRIDA COM A IMPLANTAÇÃO DO PLANO REAL FOI BENÉFICA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. (VALOR = 0.50)

Foi benéfica porque trouxe sempre muitos custos concentrados em curto prazo e benefícios a médio e longo prazo. Os custos incorridos até aqui dizem respeito ao aumento do déficits e da dívida pública interna, do déficit no balanço de pagamentos em transações correntes e no desemprego. Os benefícios estão ligados a redução na inflação e ao aumento na produtividade e da eficiência da economia.

QUESTÃO 04: DEFINA: (VALOR = 1.50)

a) Inflação de oferta: e é aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto

b) Desemprego friccional: O desemprego friccional resulta da mobilidade da mão-de-obra e pode ser componente do desemprego natural. Ocorre durante o período de tempo em que um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro.

c) Taxa de câmbio: uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, a taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com