TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Artigos Científicos: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 5

1- As estimativas de crescimento do PIB em 2013 giram em torno de 3%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) Explique o que é PIB r o que ele diz sobre a economia de um país.

Resp.:

Produto Interno Bruto (PIB)

O "Produto Interno Bruto" é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar as recebidas do exterior. É um indicador importante e dos mais utilizados para medir a atividade econômica.

b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?

Expansão, pois o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período.

2- O PIB tema seguinte composição:

PIB=C+I+G+(X-M)

O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o das exportações, será bom ou ruim para o crescimento econômico? Explique.

Resp.:

- "C"= Consumo Privado

- "I"= Total de Investimentos Realizados

- "G"= Representa gastos governamentais

- "X"= É o volume de Exportações

- "M"= Volume de Importações

(X-M)= Saldo da Balança comercial

(X-M) representam a diferença entre as exportações e as importações (valor das exportações menos o valor das importações). Se o valor das importações for maior que o valor das exportações será ruim, pois significa que o que o país produziu internamente não atende a demanda interna, sendo necessário importar produtos.

3- O IDH-índice de desenvolvimento humano foi criado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em 1990 e é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de “desenvolvimento humano”. Seu cálculo é composto levando em consideração outros indicadores.

A charge acima ironiza a atual colocação brasileira no ranking geral do IDH. Com base no assunto e na charge, assinale a alternativa correta.

a) O IDH mede a qualidade de vida com base em indicadores de renda, saúde e escolaridade. No caso da renda utiliza-se o subindicador PIB per capita com base no poder de compra local.

b) Em razão de seu crescimento econômico, pode-se afirmar que o IDH brasileiro já é homogêneo em todo o território nacional.

c) No cálculo do IDH é considerado o consumo médio de energia per capita, uma vez que sua elevação indica o acesso da população aos bens de consumo da sociedade moderna.

d) Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.

e) O índice varia de zero (desenvolvimento humano total) a 1 (nenhum desenvolvimento humano). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado alto; os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano; países com IDH maior que 0,800 têm desenvolvimento humano considerado baixo.

f) O IDH brasileiro é um dos mais baixos do mundo (desenvolvimento humano baixo), isso justifica a charge acima.

4- Cite três consequências que a inflação pode provocar?

Resp.:

- perda de valor da moeda (comprar menos bens com o mesmo dinheiro)

- agravamento das condições de vida (agravamento do custo de vida)

- o entesouramento (procura de bens que não se desvalorizam, por ex. jóias, ouro, obras de arte, etc)

- agravamento do próprio processo inflacionário (porque receando o aumento dos preços as pessoas procuram comprar hoje e não amanhã, o que leva a um aumento da procura, a qual vai provocar ainda maior aumento dos preços)

- Desemprego

- Queda no poder aquisitivo das pessoas

- Queda na capacidade de poupança e investimento da economia como um todo.

5- Explique o que é deflação e o que é hiperinflação.

Resp.:

DEFLAÇÃO: A "Deflação" caracteriza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com