TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Trabalho Escolar: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04.

O ALUNO DEVE ENVIAR AS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 04.

VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00

QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO, RESPONDA:

a) Que tipo de política fiscal deve ser adotada neste caso? (VALOR = 0.50)

Politica Monetária

b) Quais os instrumentos de política fiscal que devem ser adotados? (VALOR = 0.50)

A politica monetária e executada pelo Banco Central e utiliza instrumentos como controle da quantidade de moeda em circulação, controle de oferta de credito e da taxa de juros.

c) Qual é a consequência positiva dessa política? (VALOR = 0.50)

Como o seu objetivo é o crescimento do produto e do nível de emprego, a politica monetária deve ser expansionista, e traz como consequências positivas o aumento na quantidade de moeda em circulação, redução nas taxas de juros e expansão na oferta de crédito, são medidas que estimulam a demanda agregada e consequentemente a produção e o emprego.

d) Qual é a consequência negativa dessa política? (VALOR = 0.50)

As consequências negativas são nomeadamente a redução na oferta da moeda, o aumento na taxa de juros e a contração da oferta de crédito, caso o objetivo seja controlar a inflação, pois desestimulam a demanda agregada e a produção, além de poder acarretar o desemprego e controla os preços com sua politica restritiva.

QUESTÃO 02: DEFINA IMPOSTOS INDIRETOS E CITE PELO MENOS 03 EXEMPLOS DESSE TIPO DE IMPOSTO: (VALOR = 1.00)

Os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre os produtos e serviços que as pessoas consomem. São cobrados de produtos e de comerciantes, sendo que acaba atingindo indiretamente os consumidores, pois estes impostos são repassados para os preços destes mesmos produtos e serviços. Exemplos, IMC, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, é arrecadado pelos governos estaduais e incide sobre a comercialização de produtos e serviços e sua alíquota varia de acordo com o produto ou serviço comercializado, ISS, imposto sobre serviços, arrecadado pelos governos municipais e incide sobre a prestação de serviços no município, ocorre na educação, médicos, serviços prestados por profissionais autônomos, entre outros. E por fim o IPI, imposto sobre produtos industrializados, arrecadado pelo governo federal e incide na comercialização de produtos industrializados, ou seja, aqueles produtos que sofrem transformação, renovação, etc.

QUESTÃO 03: DEFINA

a) PIB (produto interno bruto) (VALOR = 0.50)

PIB, produto interno bruto é o valor monetário de toda produção de bens e serviços realizados dentro do território nacional, e não importa se utiliza fatores de produção nacionais ou internacionais, assim como, também não importa se a empresa que produziu é nacional ou internacional.

b) PNB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com