TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia E Microeconomia

Artigos Científicos: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir temas econômicos social e empresarial apresentados na mídia englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorando os métodos quantitativos á gestão e ética empresarial;levando em conta o capitalismo e consumismo da sociedade.

Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

Abordando a problematização do consumismo exagerado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

DESENVOLVIMENTO

1.1 Macroeconomia e microeconomia

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas , que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças.

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços ( IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor ( IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo retirado do jornal JH(Jornal Hoje ) Edição do dia 09/10/2013 ralata que “O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi divulgado e subiu de 0,24% em agosto para 0,35% em setembro. Entretanto, observando o acumulado em 12 meses, é a primeira vez que a inflação fica abaixo dos 6%. Com esse resultado, a inflação em 2013 até agora é de 3,79%.

Entre os alimentos que subiram de preço, o pão francês continua no topo da lista. Em setembro, ficou 3,37% mais caro. A matéria prima, o trigo, é importada e os preços internacionais subiram nos países produtores.

No lado oposto da balança, o feijão carioca ficou 13,95% mais barato. Para os economistas, isso demonstra um equilíbrio no preço dos alimentos.

Com o fim do ano se aproximando, a má notícia é para quem pretende viajar de avião. As passagens aéreas tiveram alta de 16%. Quem quer voar no Natal ou Ano Novo é bom se planejar e reservar um dinheiro extra”.

O Brasil lidera o topo da lista de países que cobram os impostos mais autos, e é o pais com menos retorno satisfatório de investimentos desses impostos arrecadados a população.Somos o povo que trabalha só pra pagar os impostos do governo,já que nosso salário mínimo é realmente mínimo,é uma vergonha mas,essa é a dura realidade do assalariado brasileiro.Onde deveria ser investido o dinheiro dos imposto é tudo precário,como nossa educação,a saúde,as estradas ,rodovias,etc...

Taxa de Juros Selic o índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. Em outras palavras, é a taxa básica de referência utilizada na política monetária do governo, e que tem por finalidade servir de base para o cálculo das demais taxas de juros de todo o crédito concedido na economia. Além disso, é um dos instrumentos cruciais das autoridades financeiras no controle e na contenção da inflação.

Justamente para combater a inflação, o BC surpreendeu o mercado e elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano

Entende-se por taxa de câmbio o preço de uma moeda estrangeira qualquer ‘medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. Em outras palavras, a taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referência do custo de uma determinada moeda em relação a outra qualquer. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia.

O Brasil terá de conviver com uma taxa de câmbio mais fraca se a recente desvalorização do real em relação ao dólar estiver em linha com outras moedas, afirmou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, nesta terça-feira (4).

A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional

1.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

Tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com