TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia E Microeconomia

Trabalho Universitário: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  8.416 Palavras (34 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 34

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ROSE APARECIDA DIAS CARDOSO

CONHECENDO A EMPRESA:

LARA CALÇADOS E ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA.

Betim

2014

ROSE APARECIDA DIAS CARDOSO

CONHECENDO A EMPRESA:

LARA CALÇADOS E ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA.

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Microeconomia e Macroeconomia,Ética,Política e Sociedade e Métodos Quantitativos.

Betim

2014

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO____________________________________4

1. PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA______5

2. SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS____________7

3. TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE____________10.

CONCLUSÃO_______________________________________________13

REFERENCIAS_____________________________________________14

INTRODUÇÃO

Conhecer o mercado é o diferencial das organizações de sucesso, bem como entender a complexidade do mesmo no qual uma organização está inserida. Menciono uma matéria que visualiza um perfil de comércio comum e que utiliza o método de pesquisa em busca de atualidades e tendências tanto no quesito produto quanto no quesito ético e administrativo.

Com esse precedente a empresa aqui apresentada destina-se atender o mercado consumidor de perfil exigente. Devendo está sempre em busca de melhorias para o seu desempenho com sucesso em todos os aspectos.

Quando mencionamos que as organizações devem conhecer o mercado atual, levamos em consideração as inovações e os estudos realizados para melhoria no quesito administrativo com o intuito de manter-se sempre atualizado em buscas de inovações utilizadas como ferramentas para lidar com as variações sofridas por esse mercado oscilante.

1. PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Com o intuito de melhor compreendermos o objeto de nosso estudo, a Rezende Modas, primeiramente devemos observar com circunspecção o campo da microeconomia. Segundo o economista Carlos Escóssia, a microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais. A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. Para entender e explicar o comportamento econômico das firmas, a microeconomia faz uma abordagem por partes. Inicialmente na análise da produção (Teoria da produção), depois os custos (Teoria dos custos), as receitas e, por fim, fundi-las para deslindar o ponto de lucro máximo. De forma geral, no capitalismo as empresas são constituídas para fornecerem bens e serviços para atingirem lucros a partir do arranjo de recursos ou fatores de produção.

A LARA CALÇADOS E ARTIGOS ESPORTIVOS Ltda, é uma empresa inscrita no CNPJ (a proprietária não informou), ela fica situada na Avenida Doutora Rossini de Minas, 27 no bairro Tereza Cristina, no Centro da cidade de São Joaquim de Bicas. Uma cidade pequena com cerca de 30 mil habitantes, cujo cenário econômico atual não é dos melhores no quesito emprego e cuja economia se baseia em produtos agrícolas. Entretanto, esse problema não mudou o perfil do público da Lara Calçados e Artigos Esportivos Ltda. que é bem exigentes no quesito qualidade, conforto e que busca tendências recém-lançadas. Ela é uma loja que comercializa calçados, confecções e acessórios masculinos e femininos, incluindo materiais esportivos com um perfil de clientes adultos e crianças para o segmento. Os consumidores, de modo geral, preferem modelos ou marcas que se enquadram numa moda atual, A empresa trabalhar com multimarcas e muitas de Grife as quais agradam a maioria dos clientes onde eles tendem a não se importarem com os preços. Por exemplo: quando falta alguma marca na loja, os clientes sentem se satisfeitos com outras marcas, por apresentarem o mesmo patamar de beleza, conforto e qualidade. Isso nos remete a Teoria de Ricardo que abordamos no estudo da Micro e Macroeconomia onde ele deu ênfase ao valor do trabalho. “Nessa teoria, o valor econômico de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-la, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.). Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor.”(WIKIPÉDIA).O ticket médio de uma venda é em torno de R$ 250,00. A empresa facilita o pagamento, parcelando em até 10 vezes no cartão, ou em até 6x no crediário. Visa ter produtos com preços competitivos, cobrindo ofertas quando o cliente compara preços menores em outras empresas ou lojas on-line. Os produtos comercializados na loja são fornecidos por fábricas que se atentam para épocas de muitas demandas e buscam antecipar as novas coleções, trazendo os produtos normalmente com preços tabelados, portanto, os reajustes são feitos pelos próprios fabricantes. E para isso é necessário o uso de marketing por meio de divulgações usando de promoções chamativas para trazerem os clientes pra dentro da loja de época em época. Como estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com