TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malaria

Projeto de pesquisa: Malaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Quando um paciente entra em acesso com essa doença(malária) o mesmo está sendo contaminado, essa doença pode ser evitada por meio de métodos de prevenção que serão descritos nessa pesquisa.

Malária

Malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da Femea do mosquito Anopheles, infectada por plasmodium. A malária continua sendo uma das mais importantes doenças parasitarias, na luta contra essa endemia na década de 60, o problema voltou a gravar-se em muitos países, a partir de 1970, o número de óbitos causados pela malária está entre 1,5 a 2,7 milhões.

Tanto o agente da malária humana como os de outros pertencem a família de plasmodium. As espécies que parasitam o ser humano são:

• Plasmodium falciparum: que produz febre intensa e é responsável pela maioria dos óbitos.

• Plasmodium vivax: ciclo febril de 48 horas.

• Plasmidium malarie: acesso febril a cada 72 horas.

A malária humana só se desenvolve no ser humano, com exceção da P.malarie, que infecta também algumas espécies de macaco. Os hospedeiros invertebrados limitam-se a umas espécies de mosquitos do gênero Anopheles para cada região geográfica.

Curiosidades sobre a doença :

A malária é uma doença sistêmica, que provoca alterações na maioria dos órgãos, variando porem sua gravidade dentro de amplos limites, desde as formas benignas até as mais graves ou fatais. Há uma redução da capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue, gerando um aumento de glicólise anaeróbica nos tecidos.

• Levando a Anoxia: a falta de oxigênio é uma decorrência da destruição intra e extracelular de elevado número de hemácias parasitadas ou não.

• Perturbações circulatórias: a circulação em certas áreas é perturbada por vasoconstrição arteríola e dilatação capilar.

• Aumento de glicose anaeróbia: outro fator de anomia citotóxica desenvolve-se no interior da própria célula.

• Acumulação de pigmento: o acumulo de hemozoina nos tecidos, principalmente nas formas crônicas da malária.

• Antígenos parasitários: estes antígenos estão presentes durante as infecções e nas primeiras semanas depois da cura.

Quadro sintomático da malária

Período de incubação

Na malária os sintomas variam com a espécie, como também em relação a resistência do paciente. O período de incubação é também muito variável. Em alguns casos a febre aguda surge antes que se possa demonstrar a presença doa parasitos no sangue. Duração da fase pre-clinica oscila em torno de 12 dias na terçã maligna (9 a 15 dias de incubação)14 dias na terçã benigna (10 a 20 dias de incubação) e 30 dias na febre quartã (incubação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com