TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malária E Sua Percepção

Monografias: Malária E Sua Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 14

Delimitação do Tema:

A visão dos pacientes diagnosticados com malária no Hospital Geral de Benjamin Constant Doutor Melvino de Jesus, Rua 13 de maio, bairro Coimbra.

Resumo - Com o objetivo de identificar a percepção dos pacientes diagnosticados com Malária, no Hospital _____________________ do Município de Benjamin Constant, Amazonas, sobre malária e sua relação com o ambiente, enfatizando o processo de ocupação da área, as alterações ambientais e o conhecimento sobre a doença, realizaremos esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A coleta dos dados utilizará observação não-participante e entrevistas pacientes. A análise ocorrerá pela técnica de análise de conteúdo, segundo as categorias emergentes do diálogo. Os resultados serão divididos em 3 categorias: conhecimento sobre a doença; processo de ocupação da comunidade; e, ações de controle da malária. Observou-se déficit no conhecimento dos moradores acerca da dinâmica da doença. A localidade, assim como em várias regiões do estado apresentam relatos de vários casos e apresenta carência de serviços públicos eficientes, contribuindo para a permanência da malária na área, pois os moradores são obrigados a adentrar a mata para encontrar água em canais adjacentes, o que os expõem ao vetor da malária. Apesar das ações de controle serem realizadas pelo serviço de saúde, os moradores não aderem as medidas preventivas. Detectou-se equívoco de malária com dengue, talvez isto se explique pela crença dos moradores de que a doença seja causada pela poluição e lixo. A relação da malária com o ambiente não está claramente percebida pelos comunitários. De

ABSTRACT - In order to identify the perceptions of the Manaus-Amazonas’ community situated at the periphery of the city, about malaria and their relationship with the environment, emphasizing the area occupation process, the environmental changes and the knowledge about the disease, it was made this exploratory and qualitative research. For the data collection we used non-participant observation and interviews with residents. We took the technique of content analysis, according to emerging categories of dialogue. The results were divided into three categories: knowledge about the disease; the process of occupation of the community; and the efforts to control malaria. Deficit was observed in residents' knowledge about the dynamics of the disease, since the early community intervention actions resulted in habitat imbalance and increase in malaria, especially in the beginning of the area occupation. The community needs public services, which their absence are contributing to the persistence of malaria in the area, because this way, the residents are forced to go into the forest to find water in adjacent streams, which expose them to the malaria vector. Despite the control measures being undertaken by the health service, the residents do not adhere to preventive measures. It turned out misunderstanding of malaria with dengue fever, this may be explained by the belief of the inhabitants that the disease is caused by the pollution and the waste. The relationship of malaria to the environment is not clearly perceived by the community. It turned out that even people have passed several times by illness from malaria, there is need for information to be properly understood about the basic principles of disease involving the parasite, vector and host.

Keywords: Malaria; Environment; Perception; Environmental Health

1. Introdução (contextualizar o assunto, delimitar o tema - o que, quem, quando e onde - e apresentar o problema de pesquisa, ou seja, a pergunta que norteia a investigação);

A malária (ou paludismo), doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, a protozoose de maior impacto no mundo, é reconhecida como um grave problema de saúde pública. Atualmente são registrados no mundo cerca de 300-500 milhões de casos de malária a cada ano. Destes, 90% se concentram na África tropical, com aproximadamente 1,7 milhões de mortes, principalmente entre crianças menores de cinco anos de idade. O restante está distribuído nas Américas Central e do Sul, sudeste Asiático e ilhas da Oceania. Na América latina, o maior número de casos é verificado na Amazônia brasileira. O Brasil é um dos países com maior número de casos nas Américas, dos quais, aproximadamente 99%, concentram-se na região amazônica. O campo onde realizar-se-á esta pesquisa, o Hospital Geral de Benjamin Constant Doutor Melvino de Jesus, se encontra na Rua 13 de maio, bairro Coimbra em um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, localizado na microrregião do Alto Solimões, mesorregião do Sudoeste Amazonense, com uma população com cerca de 34.950 habitantes, de acordo com dados do IBGE em 2012. Localiza-se no Sudoeste Amazonense, distante da capital Manaus 1.118km em linha reta, sendo que a distância via transporte fluvial é de 1.638km, subindo o rio Solimões e o rio Javari. Segundo o Plano de Integração Nacional, a cidade seria o ponto final da Transamazônica, porém o trecho que ligaria Lábrea até Benjamin Constant sequer fora desmatado. Devido às barreiras ambientais e transposição por territórios indígenas, provavelmente este trecho da rodovia jamais seja concluído, restando aos habitantes apenas o transporte aéreo e fluvial como conexão com o restante do país. De clima tropical chuvoso e úmido, fica a 65m acima do nível do mar, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Limita-se com os municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Ipixuna, Eirunepé, Jutaí, Atalaia do Norte e com o Peru, onde as condições socioeconômicas e ambientais favorecem a proliferação dos mosquitos e manutenção da doença.

Atualmente, deve-se atentar para algumas doenças emergentes e reemergentes; e a malária, segundo Navarro et al (apud MINAYO; MIRANDA, 2002), é uma das quais devemos nos preocupar. Em consequência, a Organização Mundial da Saúde afirma, segundo Ferreira (2005), que a malária é a doença que causa mais problemas sociais e econômicos no mundo. O enfoque desta pesquisa será a identificação da situação do conhecimento dos enfermos, no Hospital Geral de Benjamin Constant Doutor Melvino de Jesus, Rua 13 de maio, bairro Coimbra, diagnosticados com Malária com o objetivo de identificar a percepção destes acerca da doença que os acomete para avaliar sua epidemiologia - análise dos distintos fatores que interferem na disseminação de doenças, na maneira como estas se propagam ou na forma como devem ser prevenidas e/ou tratadas; estudo das epidemias.

A partir de 2000, o Ministério da Saúde desencadeou o processo de descentralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com