TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mananciais Hidricos

Trabalho Universitário: Mananciais Hidricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O meio ambiente tem sido degradado de diferentes formas. A parcela de água existente no planeta mais facilmente utilizável para consumo humano é muito pequena. A mesma tem sido meio de transporte para dejetos e rejeitos, consequentemente o solo é prejudicado quando armazenamos o lixo a céu aberto o que pode acarretar a contaminação dos lençóis freáticos. Por esse motivo, os recursos naturais estão sendo muito debatidos entre pessoas das mais diferentes áreas do conhecimento com o intuito de assegurar um meio ambiente favorável à vida humana e de outros seres vivos. E a preservação dos recursos hídricos é essencial para a garantia da qualidade da água consumida pelas populações. E para isso devemos levar em conta a preservação dos mananciais. Os mananciais são divididos em 3 grupos: superficial, onde os cursos d’água (córrego, ribeirões, rios, lagos, etc.) tem o espelho d’água na superfície do terreno. O manancial subterrâneo é aquele cuja água vem do subsolo, podendo aflorara a superfície (nascentes, minas, etc.), ou ser elevado à superfície através de obras de captação. Já a água das chuvas pode ser utilizada como manancial abastecedor, sendo armazenado em reservatórios que acumulam a água da chuva captada dos telhados dos prédios, ou, a que escoa pelo terreno. É de suma importância a nossa educação ambiental com a população, órgãos públicos e instituições privadas para a melhoria e conscientização dos recursos hídricos, para a não destinação do lixo em rios, córregos e nascentes. Recuperando seus mananciais, além de contribuir para a melhoria da qualidade da água funciona como meio de aproximação ente o curso d’água e as comunidades que vivem em suas proximidades. A recuperação de nascentes é um instrumento relevante e consistente para a preservação do meio ambiente. Apesar de não solucionar o problema da poluição dos grandes rios, sem as nascentes limpas, é impossível implantar um projeto de despoluição dos grandes cursos d’água com efetivo sucesso. Busca-se então viabilizar os recursos a serem empregados para a recuperação de nascentes fazendo planejamento, interpretação de leis ambientais e o custo de implantação do projeto. Através de pesquisas aos mais diversos meios de comunicação pode-se informar da situação que se tratam as nossas nascentes, e por meio delas é que buscamos soluções de preservação e conscientização da população.

1. Introdução

O recurso hídrico é de suma importância para a manutenção da vida terrestre. Se formos analisar o impacto que o ser humano causou nesse recurso natural é muito grande. Antigamente não se tinha controle das nascentes de água que não eram protegidas nem preservadas, não sabíamos o problema que estávamos arrumando para nossas gerações futuras.

Visando esse aspecto fazer uma pesquisa sobre recuperação de mananciais hídricos é algo que nos trará muito conhecimento. Já que o problema está acontecendo em toda a parte buscamos informações e medidas mitigadoras para o mesmo.

Esse prejuízo que foi causado ao meio ambiente é perigoso para a sobrevivência futura de muitas espécies que depende especificamente da água ou mesmo de uma qualidade de água melhor. Isso mostra a importância de buscarmos mais informações desse assunto, procurando conscientizar as pessoas que precisam de mais conhecimento para o que está causando in loco e buscando minimizar o prejuízo causado no meio ambiente.

Quando o assunto se trata de água nossa geração atual está nascendo com uma conscientização maior. Isso mostra que existem vários temas em pesquisas e debates atualmente. Tratar desse assunto que é de interesse da humanidade se torna fácil. Quando se coloca como base a água os leigos sabem do bem precioso que é e o prejuízo que estamos no momento. Foram levantadas informações nas mais variadas fontes de autores que tratam do assunto no dia a dia.

2. Objetivo

O objetivo deste trabalho é demonstrar as mais diversas formas de mitigar os impactos ambientais causados nas nascentes. Hoje, recuperar uma nascente é questão de esforço e vontade de fazer. Se imaginar o bem precioso que é a água, não se pode levar em conta o alto investimento financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com