TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Populares

Artigos Científicos: Manifestações Populares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSAO ......................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A redemocratização no Brasil foi um processo lento e com grandes impactos na sociedade. O regime ditatorial limitava e reprimia o direito de expressão, assim como as criticas ao governo que eram punidas causando o medo e receio de manifestar-se. Com o passar do tempo à população criou estímulos para conduzir a manifestação às ruas objetivando melhorias a sociedade, de modo que esta torna-se mais participativa, com mais autonomia no que diz respeito as políticas públicas e escolha de representantes.

O Brasil passou vários anos vivendo sob opressão de uma ditadura militar, ate o ponto que a população ergueu a bandeira para o inicio de sua redemocratização através de suas manifestações populares. Por inspiração das grandes lutas da população em busca de seus objetivos, a população iniciou manifestações recentes no país na busca de mudanças no governo. Insatisfeitos com atitudes governamentais principalmente pela corrupção presenciada, a população passa a expressar o desejo de mudança nas ruas, mesmo sob pressão policial e censura.

Um caso que podemos destacar como movimento popular é a revolta da vacina, um pouco antiga, decorrida na república velha em 1904, mas que entrou para a história, o fato das pessoas serem obrigadas a tomar a vacina tendo suas casas invadidas por militares, casou grande revolta da população que transformou a cidade em campo de guerra, incendiando bondes, atacando policiais, em fim se defendo de um ato considerado violento da parte do governo. Outro movimento que merece ser destacado são as greves operarias do século XX, onde não havia direitos trabalhistas, salários dignos, uma grande jornada de trabalho, ate mesmo a mão de obra infantil, surgindo a primeira greve geral do Brasil, a qual também foi reprimida violentamente, mas conseguindo pelo menos uma jornada de trabalho de oito horas.

Outro movimento populacional que deu inicio a redemocracia do Brasil e marco do fim da ditadura foi o movimento que ficou conhecido como Diretas Já, com o objetivo de estabelecer eleições diretas para presidente, onde ocorreram diversas manifestações populares, contando com a participação de milhares de brasileiros. Apesar de ser colocada em votação não foi aprovada somente no ano seguinte por meio de eleições indiretas com José Sarney tomando posse da presidência dando fim a ditadura militar, somente após a promulgação da Constituição de 1988 ocorreram eleições diretas, mas precisamente no ano de 1989. Após a Constituição Federal, muito desejos almejados pela população se tornaram realidade, finalmente após muitas lutas a população brasileira vê o resultado de suas reivindicações, percebendo seu poder e força. Uma manifestação mais recente que ocorreu nas ruas brasileiras foi o afastamento do ex-presidente Fernando Collor, pela corrupção em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com