TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mantenha Seu CPF Regularizado!

Monografias: Mantenha Seu CPF Regularizado!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

CONTRIBUINTE, MANTENHA SEU C.P.F. REGULARIZADO!

Em 30 de Novembro encerra-se o prazo para entrega da Declaração Anual de Isento à Secretaria da Receita Federal. A chegada ao final deste prazo torna de extrema importância que alertemos o contribuinte sobre a necessidade de manter o seu documento de cadastro junto àquele órgão regularizado. Por isto, passaremos a informar o que é o C.P.F., sua utilização, o que fazer para mantê-lo regularizado e como proceder em casos de suspensão.

O C.P.F. (Cadastro de Pessoas Físicas), é o documento que identifica as pessoas físicas perante a Secretaria da Receita Federal (SRF), e que carrega consigo as informações sobre a regularidade fiscal de cada um dos contribuintes. Cada indivíduo recebe, por ocasião de sua inscrição, um número único e definitivo, que será mantido mesmo em casos de suspensão do C.P.F.

Este documento, por trazer informações sobre a regularidade fiscal das pessoas físicas, é solicitado, com freqüência, quando vamos abrir contas correntes nas mais diversas Instituições Financeiras, nas tomadas de empréstimos, nos cadastros em crediários de estabelecimentos comerciais, ou até mesmo quando efetuamos pagamentos em cheque.

Tendo em vista os desconfortos com os quais podemos nos deparar em razão da suspensão do C.P.F., é muito relevante que saibamos quais os atos que devemos praticar para manter tal documento regularizado.

Os únicos atos exigidos pela SRF para que o C.P.F. seja mantido em situação regular são a ENTREGA ANUAL da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) ou da Declaração Anual de Isento (DAÍ), conforme a condição de cada contribuinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com