TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual APS

Exames: Manual APS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado faz parte do projeto pedagógico do curso de Administração de Empresas, trabalho o qual denominado Atividades Práticas Supervisionadas (APS), o qual visa contribuir e a favorecer um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos aprendidos em sala de aula. Neste semestre a disciplina principal a qual nos fundamentaremos será Gestão de Pessoas junto com a disciplina complementar de Processos Organizacionais. A empresa a qual escolhemos para estudarmos

A gestão de pessoas não é mais um departamento da empresa. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negocio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

A gestão de pessoas deve tratar os funcionários como parceiros da empresa, assim como trata os fornecedores, os acionistas, os clientes entre outros. Os empregados têm um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

Este trabalho busca fazer com que fiquem claros os resultados positivos que uma capacitação adequada dos funcionários, gerenciada por este departamento, pode trazer para a organização.

A representação da organização como um conjunto de processos é uma maneira mais intuitiva e natural de compreendê-la. Ao se orientar pelos processos, a organização estará trabalhando de uma forma holística, integrada, considerando todas as dimensões do seu negocio e poderá utilizar nãos mais de forma isolada, todos os seus esforços para adquirir diferenciais ou vantagens competitivas.

A partir dessa introdução conhecemos no próximo capítulo um pouco sobre a empresa a qual estudamos com base nas teorias citadas a cima.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Vivemos um momento onde as organizações encontram-se sob crescente pressão para o alcance de objetivos. Já os profissionais fazem mudança de empresas e carreiras mais frequentes, buscando o trabalho ideal que satisfaça tanto suas necessidades pessoais como profissionais.

Diante deste cenário, entendemos que uma empresa de sucesso se constitui essencialmente de profissionais qualificados, comprometidos e que partilhem os mesmos valores que os seus, e, selecionar de forma eficaz um futuro colaborador se torna o fator chave para o sucesso das organizações.

O setor de recursos humanos nesses últimos anos tem alcançado significativo espaço e importância entre as empresas e organizações, algumas organizações estão se conscientizando que Recursos Humanos são um dos principais fatores de competitividade, e num mercado com mudanças aceleradas, pode se tornar um diferencial não tão facilmente alcançado pelos demais. Um RH estratégico que participa da elaboração da visão, da missão, e do planejamento estratégico da empresa, realizando suas atividades e colaborando para que os planos departamentais aconteçam de acordo com este compromisso, buscando atingir as metas estabelecidas pela empresa, é essencial.

Pessoas talentosas são facilmente identificadas, pois elas desempenham um bom trabalho tendo ou não experiência no que fazem, conseguem demonstrar resultados rápidos e são bastante enérgicas; buscam sempre o que fazer, novos desafios e se destacam das outras por sua criatividade. E esse é um dos pontos que o RH tem de estar de olho, pois pessoas de destaque podem trazer pontos benéficos à empresa como também podem desencadear pontos críticos entre equipes e departamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com