TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De ácido Sulfúrico

Por:   •  30/1/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

O idealizador da vaca mecânica concebe o kit-merenda

MANUEL ALVES FILHO

Merenda sairia a R$0,23 a unidade

O kit-merenda idealizado pelo docente da Unicamp é composto por um copo de 200 mililitros de leite de soja, um hambúrguer de carne vegetal de 90 gramas e um pão francês de 50 gramas. Os dois primeiros são produzidos diretamente pela vaca mecânica, enquanto o terceiro tem de ser adquirido no mercado. Mas o professor Roberto Moretti assegura que, caso uma escola ou entidade se interesse, é possível adaptar uma pequena padaria para funcionar junto ao equipamento, de maneira a incorporar na massa do pãozinho os resíduos gerados pela produção do leite. Aliás, o hambúrguer que compõe o kit é feito a partir desse material insolúvel. “Da soja, nada se perde”, ensina o especialista.

Aos olhos de um leigo, a vaca mecânica assemelha-se a uma engenhoca. De acordo com o seu inventor, o equipamento foi montado com peças encontradas no comércio, como liquidificador, centrífuga e tanques de aço inoxidável. Com pequenas adaptações, o professor Roberto Moretti conseguiu alcançar o seu objetivo: produzir o kit-merenda a um custo extremamente baixo. Como se não bastasse, a máquina é bastante compacta e de fácil operação. “Para usar o equipamento, basta que a escola disponha de uma sala de 50 metros quadrados, de dois operadores com nível básico de instrução e de uma chapa para grelhar os hambúrgueres”, afirma o docente da FEA.

Para produzir o kit-merenda, é preciso cumprir as seguintes etapas. Primeiro, os grãos de soja devem ser macerados em água a temperatura ambiente por no mínimo quatro horas. Depois, essa matéria-prima é triturada com água fervente, já na vaca mecânica. O passo seguinte é levar a mistura à centrífuga, que se encarregará de separar a parte líquida da sólida. O leite é submetido, então, a um tratamento térmico, para a retirada do cheiro e do sabor indesejáveis e para destruir os fatores antinutricionais. Na seqüência, ele é resfriado, ganha cor e é saborizado. Já o resíduo sólido é despejado num misturador, onde vai receber a adição de farinha de trigo, proteína texturizada de soja, sal, corante e temperos diversos. Essa massa passa por uma ensacadora, usada originalmente para confeccionar lingüiça, que confere um formato retangular aos hambúrgueres.

De acordo com o professor Roberto Moretti, 3,75 quilos de soja produzem 30 litros de leite por hora, que equivalem a 150 copos de 200 mililitros. O resíduo obtido com o processo dá origem a 13,5 quilos de hambúrguer, que compreendem 150 “bifes” de 90 gramas cada. Considerado ainda o pão de 50 gramas, cada kit fornece 27,2 gramas de proteína e 480 calorias, valores suficientes para suprir quase metade das necessidades diárias de uma criança com até 40 quilos de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com