TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual ,etodologia

Trabalho Universitário: Manual ,etodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 16

METODOS/PROJETO DA PESQUISA

Método:

A palavra método deriva do grego e quer dizer caminho. Método então, no nosso caso, é a ordenação de um conjunto de etapas a serem cumpridas no estudo de uma ciência, na busca de uma verdade ou para se chegar a um determinado conhecimento.

Metodologia:

"Methodo" significa caminho; "logia" significa estudo. É o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer ciência.

Metodologia: é a ciência que estuda os métodos utilizados no processo de conhecimento.

Ciência:

É um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto conquistados através de métodos próprios de coleta de informação.

PESQUISA:

“[...] pesquisa é o procedimento prático de produção de conhecimento[...]”.

“[...] é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 155).

Quando estudamos um determinado assunto, ou observamos um objeto, de forma sistematizada e controlada por um método científico com o objetivo de responder perguntas, estamos fazendo pesquisa.

EX: Quando se realiza uma petição ou uma sentença, procede-se a uma pesquisa. Da mesma forma, quando se realiza uma monografia, produz-se uma pesquisa, porém de cunho científico. O OBJETIVO É DISTINTO: no primeiro caso, temos a busca pela resolução do caso concreto, e, no segundo, a busca por uma pretensa verdade científica.

O primeiro passo de uma pesquisa é a existência de uma indagação, uma inquietude, um problema. A PESQUISA vai ser o elo entre o problema e a resposta. Ela encaminha o pesquisador para encontrar uma resposta, que denomina-se verdade.

As questões e problemas que levam a pesquisa podem ser de 2 ordens: intelectual ou pura.(conhecer por conhecer) e prática ou aplicada(conhecer para melhorar algo).

CONFORME A NATUREZA DO PROBLEMA, SERÁ A NATUREZA DA PESQUISA.

Para que a pesquisa adquira natureza científica, faz-se necessário que a PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, a busca pela RESPOSTA de um problema, ocorra de forma sistematizada, utilizando-se de um método científico específico.

Quando se faz pesquisa, deve-se observar os recursos necessários para a realização, tanto materiais quanto em relação ao tempo disponível ou seja uma investigaçào planejada, para não ocorrer problemas que dificultem o pesquisador.

A pesquisa é um processo solitário, deve agregar algumas qualidades entre elas: maturidade intelectual, curiosidade, paciência, e interesse pelo assunto para encontrar respostas adequadas.

A pesquisa se divide em três principais aspectos:

ABORDAGEM ou NATUREZA, OBJETIVOS e PROCEDIMENTOS.

...é a definição do contexto da pesquisa, os caminhos que serão percorridos durante o desenvolvimento do trabalho de investigação.

O que se deseja investigar;

Os objetivos que se deseja alcançar; e

Aos seus consequentes resultados.

Envolve 2 características:

ABORDAGEM ou NATUREZAQUALITATIVA e QUANTITATIVA

QUANTITATIVA

 Faz uso de questionários, cálculos de médias e proporções, elaboração de índices e escalas, procedimentos estatísticos;

 As informações e variáveis utilizadas na abordagem quantitativa garante a veracidade e precisão da pesquisa.

Exemplo: número de empregados de determinada empresa, número de prestadores de serviços, número de ações trabalhistas, valores de indenizações, etc.

QUALITATIVA

 Não se restringe a uma contagem ou a uma descrição. Mas busca-se a essência do fenômeno ou teoria.

 Suas principais marcas são: profundidade, plenitude e produção de conhecimento de forma verticalizada, buscando a essência do assunto.

OBSERVAÇÃO: “O número de ações trabalhistas é uma forma de pesquisa QUANTITATIVA, enquanto que o motivo destas ações é uma pesquisa QUALITATIVA”.

QUANTI e QUALITATIVA:

O que isto significa?

Que é possível, também, optar-se em um mesmo estudo por realizar uma abordagem quanti-qualitativa, por exemplo, quando unimos dados subjetivos com dados que exigem mensuração e precisão.

PROCEDIMENTOS:

... São as técnicas pretendidas para se coletar e analisar os dados.

Envolvem 2 grupos:

PRIMEIRO GRUPO: Chamados fontes de “papel”, sendo: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

e DOCUMENTAL.

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: Fonte Secundária

A pesquisa bibliográfica é basicamente elaborada a partir de um conjunto de fontes como livros, artigos publicadas em revistas científicas, dissertações, e teses, impressos ou disponibilizados nos meios eletrônicos.

Por ser de natureza teórica, a pesquisa bibliográfica é parte obrigatória, da mesma forma como em outros tipos de pesquisa, haja vista que é por meio dela que tomamos conhecimento sobre a produção científica existente.

“A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras.” (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 185).

Depois de elaborada a fundamentação teórica, com o posicionamento dos principais autores da área, é preciso fazer uma leitura atenta deste material com um propósito definido, isto é, tendo em mente os objetivos da pesquisa.

Devem-se fichar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com