TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Impressora

Exames: Manutenção Impressora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  5.362 Palavras (22 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 22

“NESTA APOSTILA VOCÊ APRENDERÁ DE UMA MANEIRA PRÁTICA E DETALHADA COMO CONSERTAR OS VÁRIOS TIPOS DE IMPRESSORA. COM PRECIOSAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS. IDENTIFICANDO SE VALE MAIS REPARAR OS DEFEITOS OU COMPRAR UMA NOVA, EM UMA LINGUAGEM TANTO PARA TÉCNICOS COMO INICIANTES” BONS ESTUDOS.

INDICE ANALITICO

CARACTERISTICAS E TIPOS DE IMPRESSORA 02

AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO 03

IMPRESSORAS DE IMPACTO 04

IMPRESSORAS TÉRMICAS 05

IMPRESSORAS JATO DE TINTA 05

IMPRESSÃO ELETROFOTOGRAFICA (EP) 06

PROCEDIMENTOS GERAIS DE MANUTENÇÃO 08

DEFEITOS MECÂNICOS NAS IMPRE. CONVENCIONAIS 09

PROBLEMAS MECÂNICOS NAS IMPRESSORAS 13

DEFEITOS ELETRONICOS NAS IMPRESSORAS 15

As impressoras a cada dia estão mais baratas e descartáveis. Os fabricantes estão muito mais interessados em vender as tintas de impressão, pois o lucro é muito maior. Por isso as vezes é mais barato jogar uma impressora fora do que conserta-la devido ao alto preço das peças de reposição. Porém e outros casos é interessante consertá-la.

Quando é vantajoso consertar uma impressora ou qualquer outro equipamento elétrico?

Geralmente quando o preço das peças e mão de obra na ultrapassar de 30% a 50% do valor de um equipamento novo.

- Características e tipos de impressora.

A impressora é um periférico como o monitor o mouse e tem a função de transferir a saída de um computador para um substrato pode ser: (papel, metal ou plástico). Essa transferência é bem complexa e necessita de uma interação de mecanismos eletrônicos e químicos.

Basicamente existem dois tipos de impressoras as de linha e as de página.

As impressoras de linha foram as primeiras a aparecer como a matricial, de impacto, uma evolução da máquina de escrever, onde um cabeçote de impressão pressiona suas agulhas sobe uma fita (igual a da máquina de escrever) e transfere a informação para o papel.

Uma diferença entre as impressoras matriciais e as de pagina. É que a primeira vai imprimindo a medida que recebe as informações. Enquanto as de pagina, recebe toda a informação para depois imprimir.

- Analisando a impressora.

Antes de iniciar um reparo, certifique-se de que sabe operara-la. Para isso utilize os manuais das mesmas, caso não possua os sites dos fabricante pode trazer informações necessárias.

De maneira genérica uma impressora contém os seguintes dados.

Energia de alimentação: necessita para o funcionamento da impressora, no manual encontra-se a tensão (voltagem) a freqüência da rede e o consumo de energia. Devido a variação de alimentação no mundo. Por exemplo, no mercado americano a tensão varia de 105 V a 130V numa freqüência de 60HZ. Na Europa esta variação é de 210V a 240V a 50HZ. Pó isso as impressoras são projetadas para acomodar estas variações.

É interessante que antes de qualquer procedimento de manutenção, verifique se a impressora esta sendo alimentada corretamente.

Interface e compatibilidade: interface é por onde a impressora recebe as informações para impressão os tipos mais comuns são: serial ou RS 232, Centronics ou Paralelo, USB(universal serial bus). E outros poucos utilizados, infravermelho, Bluetooth, Rede Apple Talk ou Ethernet e IEEE-488 ou GPIB.

Características operacionais: trata-se da resolução que é medida em DPI pontos por polegada, velocidade que é medida em páginas por minuto e tipo de alimentação do papel pode ser formulário continuo, folhas soltas ou rolos.

O temo CPL caracteres por linha, refere-se a impressora de impacto (matricial) onde representa o número de letras que podem ser colocados em um única linha horizontal. O termo CPS caracteres por segundo também refere-se as impressoras matriciais, informa quantos caracteres completos (letras) a impressora consegue imprimir em cada segundo.

Dot Pitch informa a quantidade e precisão com que os pontos são colocados, tanto na direção vertical quando horizontal.

O tempo de transmissão é a velocidade com que é transmitida uma página do computador para a impressão. O tempo de processamento encontra-se nas impressoras de página, quando recebe a página para impressão ela tem que ser rasterizada , ou seja, verifica-se em que pontos da página deve ser depositado tinta para obter o texto ou imagem. O tempo de impressão é o tempo que impressora gasta para produzir fisicamente a página.

Algumas impressoras processam a própria imagem (rasterizam), como as impressoras jato de tinta mais avançadas e laser.

Porém as impressoras matriciais e as de jato de tinta mais baratas necessitam que o computador faça a rasterização e transmita somente as informações necessárias, essas impressoras que não possuem processador para rasterizar são chamada de “WINPRINTERS” pois utilizam o sistema de impressão do windows para montar a imagem.

As impressora geralmente trabalham com três tipos de fontes: residentes, adicionáveis via cartuchos ou expansões e as carregáveis via software.

As residentes já vem gravadas no EPROMS pelo fabricante da impressora. As adicionáveis são as que somam as fontes residentes geralmente na forma de chips ou de cartuchos que se encaixam em locais para eles. Fontes via software o computador seleciona a fonte que se deseja imprimir e envia para a impressora na hora de imprimir. A desvantagem é que esse processo encha a memória da impressora.

Para se comunicar com o computador utilizamos a linguagens de comunicação onde se destacam: ESC-P2 desenvolvido pela Epson para suas impressoras matriciais e jato de tintas; PCL criado pela HP para impressoras a jato e laser; POSTSCRIPT a mais revolucionária de todas criativa e profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com