TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Preditiva Em Indústrias De Revestimentos Cerâmicos

Casos: Manutenção Preditiva Em Indústrias De Revestimentos Cerâmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

Engenharia de Produção – 7º Período

Professor: Marcos Germano

Disciplina: Gestão da Manutenção

Aluno: Helbert Sousa – 5801214

Resenha: “Manutenção Preditiva em Indústrias de Revestimentos Cerâmicos”

O artigo denota-se em 7 páginas e aborda através de um trabalho de levantamento bibliográfico, pesquisa, observação, análise e interpretação dos fatos coletados, que são aplicados nas indústrias com casos típicos de processos contínuos de produção, para descrever um caso de agregação de informações, unificando técnicas para fornecer consistência na prática de gestão da manutenção e a aplicação da manutenção preditiva de maneira eficiente nos setores das empresas específicas em industriais cerâmicas. As organizações necessitam que as funções básicas representadas pelos diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes para lidar com os constantes desafios de um mercado competitivo na busca pela excelência ou classe mundial.

Foram pesquisados os tipos de manutenções, a Manutenção Corretiva (é a mais onerosa para a indústria) que pode ser dividida em duas fases: Manutenção corretiva não planejada (custos mais altos) e Manutenção corretiva planejada (custos mais baixos, mais seguro e mais rápido). Manutenção Preventiva (reduz falhas de equipamentos em um determinado período), Manutenção Preditiva (Segundo Vaz, leva a supor que seja a solução ideal para as falhas e defeitos nas máquinas e equipamentos), e Manutenção Detectiva (detecta falhas ocultas). ‘’Entre todos os tipos de manutenção nenhuma modalidade substitui outra, porém associadas uma da outra, trarão resultados positivos em termos de performances gerais nas gestões.’’

De acordo com as informações obtidas na pesquisa/questionário as atividades de manutenção desenvolvidas pelas empresas deste ramo atuam predominantemente (95%) nas manutenções corretivas e preventivas e em (75%) dos casos não existe algum plano para buscar uma gestão de manutenção por excelência na empresa, apenas (25%) das empresas manifestaram que têm planos para buscar a excelência de gestão da manutenção industrial.

Segundo Brito e Pereira, a globalização da economia mundial leva a um constante aumento na competitividade organizacional. Isto coloca em contraste ideias e concepções que aumentam a produtividade, garantindo a qualidade e redução dos custos às organizações.

Segundo Mirshawka, a manutenção preditiva é a grande quebra de paradigma nos tipos de manutenção, entre seus maiores benefícios: previsão de falhas com antecedência suficiente para que os equipamentos sejam desativados em segurança.

Conclui-se que o artigo buscou apresentar as principais características de um sistema de manutenção preditiva no ambiente de produção, focada nas organizações industriais cerâmicas, mas que não substitua as outras ferramentas (manutenção corretiva e preventiva), mais sim reduza os custos destas. De acordo com os resultados obtidos, sugere-se que as indústrias deste ramo adotem um modelo de sistema que utilize a manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com