TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquina Fresadora

Artigo: Maquina Fresadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

A competitividade do mercado exige que as empresas busquem constantemente melhorias nos seus produtos, processos, investimentos em tecnologia e em pessoas, mas não devem esquecer de que de nada adianta adquirir tecnologia com equipamentos rápidos e modernos, se não cuidá-los devidamente comprometendo a qualidade e o prazo de entrega dos produtos. Este trabalho tem como objetivo implantar um programa de manutenção em uma empresa de usinagem que não possui um planejamento adequado para a manutenção de seus equipamentos, cuja falta de cuidados e procedimentos adequados para manter as máquinas em operação está trazendo alguns problemas, como paradas na produção e produtos com má qualidade. Com máquinas mais confiáveis e disponíveis por mais tempo, há um aumento da produtividade, da lucratividade e garantia nos prazos de entrega. Para elaboração do plano de manutenção, foram realizadas, pesquisas em livros sobre o assunto e na empresa coletadas informações sobre os equipamentos, em manuais, em registros internos e através de entrevistas, para conhecer a situação atual. Com estas informações, foram realizados os planos de manutenção para cada equipamento, compatível com a realidade da empresa. Esta iniciativa contribuirá para aumentar da motivação dos funcionários e futuras ideias de melhorias nos equipamentos e nos processos internos.

PALAVRAS-CHAVE: Manutenção, Custos de Manutenção, Confiabilidade,

Disponibilidade.

1 INTRODUÇÃO

A falta de planejamento da manutenção dos equipamentos em uma empresa de usinagem está ocasionando problemas, como paradas durante o processo produtivo, para realização de consertos inesperados que gera atrasos nas entregas dos produtos, e produção de peças defeituosas. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é implantar um programa de manutenção para cada equipamento da empresa, que visa reduzir as paradas indesejadas e a produção de peças defeituosas e conseqüentemente o aumentar a produtividade e a motivação dos funcionários. Para que este objetivo possa ser alcançado, os objetivos específicos deste trabalho são:

• Mostrar para a diretoria a importância de realizar manutenção preventiva, para que possam solicitar aos funcionários a correta utilização dos planos propostos;

• Conscientizar os operadores da importância do seu papel na implantação do programa de manutenção e na sua continuidade. E da sua responsabilidade para que a produção não pare;

• Realizar análise de árvore das falhas (FTA) e análise do efeito e modo de falhas (FMEA);

• Elaborar plano de manutenção preventiva para cada equipamento da empresa.

A estrutura do trabalho apresenta a pesquisa bibliográfica, os métodos aplicados para a pesquisa e a descrição das etapas da pesquisa. Ao final do trabalho encontram-se a apresentação da empresa, proposta de solução, as considerações finais e os apêndices, com os planos de manutenção de cada equipamento.

Manutenção preventiva

O gerenciamento efusivo dos planos de manutenção e das ordens de serviços facilitam no aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com