TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquinas Operatrizes

Trabalho Universitário: Maquinas Operatrizes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A Empresa Paschoal foi fundada em São Paulo no município de São Bernardo do Campo no ano de 1966 a Metalúrgica Paschoal vem atendendo as principais montadoras e sistemas do país na fabricação de peças estampadas em aço, conjuntos soldados e montados.

São mais de quatro décadas de experiência e sucesso, buscando a evolução com seriedade, que permitiram à Metalúrgica Paschoal conquistas e credibilidade junto aos clientes, o que justifica sua estabilidade e alto conceito no mercado automotivo.

Missão: Desenvolver meios de produção, fabricar peças estampadas e conjuntos metálicos montados e soldados com qualidade e responsabilidade para todos os seguimentos, de forma sustentável e com excelência no atendimento.

Visão: Ser reconhecido pelos colaboradores, fornecedores e clientes, como uma das melhores empresas em nossa linha de atuação e ser merecedora deste reconhecimento.

Valores: Credibilidade pela ética, Transparência no relacionamento, Comprometimento, Responsabilidade Social, Empreendedorismo.

O projeto de melhoria apresentado tem a finalidade de reduzir os danos nas ferramentas e prensas. As soluções propostas propõe modificações que previnem a máquina quanto aos danos decorrentes do uso de pinos de ar. Com isso, seriam economizados tempo e custos na manutenção de ferramentas, como será abordado no decorrer do projeto.

2. OBJETIVO

Reduzir o trabalho feito pelos operadores devido a ergonomia. Com a gramiação feita pelos operadores eles acabam ficando em uma posição inadequada. e melhorar o tempo de set-up, os desgastes naturais das ferramentas e das prensas, substituindo os pinos de ar por cilindros de nitrogênio. Dessa forma vamos aumentar o tempo de produção, ter uma peça com melhor qualidade, reduzir custos e melhorar a ergonomia dos funcionários em 100 por cento.

3. METODOLOGIA

Foi constatado problemas com vários afastamento dentro da empresa devia a má postura dos colaboradores quando iriam realizar o trabalho de gramiação e no sistema de estampagem na Empresa Metalúrgica Paschoal, onde vinha interrompendo a produção diariamente por quebra de pinos de ar, deixando as peças com rupturas ou enrugadas.

Busquei trabalhar em cima deste projeto visando substituir os pinos de ar de uma determinada prensa, por cilindros de nitrogênio, preservando a ergonomia do preparador de máquina no momento do set-up. Realizei pesquisas na internet, e torei relatos de algumas pessoas que já trabalham neste sistema. Também fiz contato técnico com o senhor Rafael ( responsável por vendas ) da empresa PRODTY, fornecedores de cilindros de nitrogênio, para ter uma base do custo em materiais, assim pode dar inicio ao nosso projeto. O custo da implantação foi totalmente da empresa Metalúrgica Paschoal.

4. Descrição do Problema

Este processo consiste em operações de estampagem, realizadas por prensas manuais e automáticas. O problema em questão é a ovalização do orifício onde é colocado o pino, gerando, ou quebra do pino na ferramenta, ou da ferramenta, por causa do desnivelamento do martelo em relação à mesa, e atraso no set-up.

Com foco no processo que gera problema, pode-se dividi-lo em etapas. A primeira seria o momento em que a chapa é posicionada dentro da prensa. Um segundo momento seria quando o prensa chapa e o martelo realizam a estampagem, e são amortecidos pelos pinos de ar. Este segundo momento se repete a cada peça estampada. Após uma série de repetições desta operação, um pino, se não for de dimensões adequadas, pode acabar ovalizando o seu encaixe na base, e desviando a mesa no processo de estampagem, pode gerar dano, tanto no pino como na mesa da prensa utilizada. Sendo assim, o problema ocorre no momento em que os pinos amortecem o choque do martelo com a mesa.

Seguem os dados referentes à situação atual:

Tempo perdido em manutenção em caso de quebra da mesa da prensa (almofada) Frequência de produtividade Peças perdidas em caso de manutenção da mesa da prensa (almofada)

48 horas 10 gol/min=600 peças hora 28.800 peças

Tempo perdido em set-up (grameação) Peças perdidas em setup

20min 200 peças

Figura 1 - Pinos de Ar

5. Solução do Problema

Com a observação dos dados, percebe-se a importância de se realizar propostas que visem amenizar estes problemas, Com o colaborador não precisando fazer a grameação melhora a sua postura no trabalho, diminue os afastamentos dos colaboradores na e empresa pois a ergonomia esta correta e reduz o tempo de set-up, amenizando o risco de danificação da mesa da prensa “almofada”, e aumentando a produtividade, por não haver perda de tempo em operações desnecessárias, preservando a ergonomia do preparador de máquina no momento do set-up.

A melhoria sugerida é efetuada nas próprias ferramentas em questão, não havendo necessidade de modificações em outras partes do processo produtivo, tanto seguintes quanto anteriores. A forma que se sugere melhoria, é a substituição dos pinos de ar por cilindros de nitrogênio, já que os cilindros de nitrogênio são fixos na ferramenta e apresentam alta performance. Quanto à perda de tempo em set-up, esta seria reduzida, já que os cilindros são acoplados à ferramenta e não necessitam ser grameados a cada troca de ferramentas.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com