TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mar Morto

Trabalho Universitário: Mar Morto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 7

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAÇARI

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI - FAMEC

DENSIDADE MAR MORTO

SABRINA ARGOLO LAGARES CORTES

Camaçari

2014

SABRINA ARGOLO LAGARES CORTES

Densidade Mar Morto

Trabalho destinado a disciplina de Física II, como requisito para a primeira unidade da disciplina.

Orientador: Milton

Camaçari

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1. DENSIDADE 05

1.1. Densidade relativa.......................................................................................................05

2. CLORETO DE SÓDIO 06

3. TEORIA DE ARQUIMEDES 06

4. EMPUXO........................................................................................................................07

4.1. Centro de Empuxo.......................................................................................................08

5. FLUTUABILIDADE.......................................................................................................09

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Localizado no Oriente Médio, o Mar Morto recebe esse nome em razão da grande concentração de sal que possui, chegando a ser 10 vezes maior do que nos oceanos. Essa grande quantidade de sal impossibilita a vida de peixes e micro-organismos.

Normalmente, a quantidade de sal nos mares varia entre 2% a 3%, mas no Mar Morto ela chega a incríveis 27%, aumentando de acordo com a profundidade.

A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.

Em física, a densidade consiste na relação entre a massa de um corpo e o volume que ocupa. Na prática é igual ao seu peso específico. Num sentido mais geral, a densidade de uma grandeza exprime a quantidade desta existente por unidade de comprimento, superfície ou volume.

O objetivo deste trabalho consiste em explicar atráves da Física, porque existe maior facilidade de flutuação nas águas do mar morto.

1. DENSIDADE

A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta.

A densidade de um corpo é a razão entre a sua massa e o seu volume.

d = m

V

A densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.

Nos sólidos, a densidade geralmente é maior do que nos líquidos, isso ocorre devido ao grau de agitação das moléculas - que nos sólidos é bem menor do que nos líquidos, fazendo com que o distanciamento molecular no primeiro seja menor do que no segundo.

Segundo o teorema de Arquimedes, “Um fluido em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso, com uma força vertical orientada de baixo para cima, chamada de empuxo, que é aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual a do peso e do volume de fluido deslocado”.

1.1 Densidade relativa

A relação entre as densidades de diferentes substâncias com a densidade da água é denominada densidade relativa.

A densidade da água é expressa em 1000 kg m-3, de acordo com o Sistema Internacional. Portanto, 1 m3 corresponde a 1000 L, o que significa que 1000 kg de água ocupam um volume de 1000 L, ou seja, a densidade da água pode ser expressa como 1 kg L-1, que equivale a 1 g mL-1. Esta unidade é mais comumente utilizada, pois facilita a compreensão.

No que se refere à densidade, deve-se ter em mente que os volumes variam com a temperatura e essa aproximação pode não ser válida em qualquer temperatura. Na verdade, 1 g mL-1 é a densidade da água na temperatura de 4 oC, temperatura na qual a água ocupa o maior volume, ou seja, é a temperatura de maior expansão da água. Esse comportamento diferente da água ocorre por causa das ligações existentes entre suas moléculas.

Pode-se avaliar se a densidade de um determinado material é maior ou menor do que 1 g mL-1, simplesmente mergulhando em água um objeto feito do material em estudo. Assim, se o objeto tiverdensidade maior do que a da água, ele afunda. Por outro lado, se a densidade for menor do que a da água, ele boia. Nesse caso, a densidade é relativa à densidade da água e é adimensional, pois é a razão entre duas densidades com mesmas unidades.

2. CLORETO DE SÓDIO

O cloreto de sódio, mais vulgarmente conhecido por sal das cozinhas, consiste num sólido cristalino incolor, solúvel em água e muito ligeiramente solúvel em etanol. A sua fórmula química é NaCl, possui densidade relativa de 2,17, ponto de fusão de 801 ºC e ponto de ebulição de 1413 ºC.

O cloreto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com