TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mara Lidiane

Monografias: Mara Lidiane. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 19

1. INTRODUÇÃO 3

2. ETAPA - 1 4

2.1 Documentos Exigidos Para Admissão De Um Colaborador 4

2.2 Contrato de Trabalho 4

3. ETAPA – 2 10

3.1 Tabelas de Vencimentos e Descontos 10

3.2 Tabelas 11

4. ETAPA – 3 13

4.1 Cálculo De Jornada De Trabalho Semanal 13

4.2 Décimo Terceiro 14

5. ETAPA – 4 16

5.1 Demonstrativo de Pagamento 16

5.2 Cálculo de Recisão 17

5.3 Documentação Necessária para Homologação de Rescisões 19

6. CONCLUSÃO 21

7. BIBLIOGRAFIA 21

1. INTRODUÇÃO

O profissional do DP na evolução do RH e seu perfil atual

O departamento de Recursos Humanos RH é uma associação de habilidades e métodos, políticas técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Por tanto, é responsável por todo o trabalho interno de uma organização como pagamento de salários, recrutamento e seleção de pessoas, admissão e desligamento, remuneração e benefícios, capacitar lideres com treinamentos e desenvolvimentos e avaliação do desempenho. E foi a partir dos anos 90que se destacou o aumento de competitividade neste ramo, fazendo co que as organizações perceberem a importância de um ambiente de trabalho mais desafiador e estimulador descentralizando e delegando responsabilidades, e foi aí que o departamento de RH tomou força e vem crescendo ainda mais nos dias de hoje. O profissional de RH tem que está sempre muito bem informado, é um estudo constante para que a organização tenha um bom andamento. Jorge Jubilato dividiu em fases o desenvolvimento do RH que são:

Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal, nesta fase predominava as leis do empregador e um contador era quem executava todas as atividades que era a admissão, pagamento de demissão.

Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento, foi nesta fase que surgiram as primeiras leis trabalhistas e assim os profissionais no departamento de pessoal começaram a aplicá-las no ambiente de trabalho.

Modelo Estratégico como Gestão de Pessoas, fase em que o foco do RH passa a ser estratégico visando integrar as áreas da organização com a estratégia corporativa da mesma.

Gestão de Pessoas como vantagem Competitiva, é a fase em que o RH passa a fazer referencia à questão da competitividade e agregação de valor para a organização e para os clientes.

Essas quatro fases são aplicadas nos dias atuais, isso só depende da cultura, do porte, do ramo de atividade de cada empresa. O profissional de RH tem que ter uma postura exemplar já que tem acesso a todas as informações de seus colaboradores, tem que ser de muita confiança e saber acima de tudo que o DP ainda é a porta de entrada e saída dos colaboradores da empresa e que ele é o responsável pela impressão inicial e final na carreira de um de seus colaboradores e da boa imagem da empresa a qual trabalha.

2. ETAPA 1

2.1 Documentos Exigidos Para Admissão De Um Colaborador

Na admissão do empregado é exigido que o mesmo apresente ao empregador os documentos de identificação e qualificação pessoal, para que o empregador possa fazer o registro do novo empregado, dando cumprimento a suas obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Logo a baixo segue a relação dos principais documentos que as organizações exigem na contratação do colaborador, e o modelo de cada contrato de trabalho solicitado.

Alguns destes documentos são de apresentação obrigatória por lei, outros exigidos por determinadas categorias, e outros, ainda, por liberalidade do empregador, como segue:

Cópias simples:

- 01 (uma) cópia Carteira de identidade;

- 01 (uma) cópia C.P.F. ;

- Duas (02) fotos 3X4;

- 01 (uma) cópia Comprovante de endereço;

- 01 (uma) cópia Titulo de Eleitor;

- 01 (uma) cópia Certificado de reservista;

- 01 (uma) cópia Certidão de casamento (se casado);

- 01 (uma) cópia Certidão de nascimento dos filhos (se houver);

- Carteira de trabalho;

-Atestado de Antecedentes Criminais (a critério exclusivo do empregador)

- Documento de Cadastramento do Trabalhador no PIS (DPIS) ou a correspondente anotação na CTPS (para evitar novo cadastramento);

2.2 Contrato de Trabalho

Contrato de trabalho é o acordo tácito ou expresso correspondente a relação de emprego – art. 442 da CLT. A definição legal é perfeita ao atribuir força contratual aos fatos, prevenindo contra as fraudes e as discrepâncias entre o contrato pactuado e o executado. Podendo assim colocar que esse contrato refere-se a uma convenção pela qual um ou vários empregados, mediante certa remuneração prestam trabalha pessoal em proveito e sob a direção do empregador

Referente ao tipo de contratos pode-se caracterizá-los por tempo determinado e indeterminado.

*O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.

*Por tempo determinado = é o que se faz sem fixação prévia da sua duração, presumindo-se prolongamento indefinidamente. Constitui a regra em Direito do Trabalho.

*Por tempo determinado – São os contratos cujo termo final é previamente estabelecido. Compreende várias espécies: por obra certa, de safra, de experiência, com data certa de término, de aprendiz, de atleta, do técnico estrangeiro, etc

CONTRATOS

• CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO POR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com