TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maracujá Polinizacao

Trabalho Escolar: Maracujá Polinizacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

ECOLOGIA DA POLINIZAÇÃO DO MARACUJÁ-AMARELO: ABUNDANCIA DE POLINIZADORES X DISTANCIA DE AREA DE CAATINGA, EM PETROLINA-PE

Hiale Alves da Silva¹, Ìcaro Fernandes de Sousa¹, Itamara Rayanny Bessa de Carvalho¹, Maria Miguelina Pereira¹ & Renato Garcia Rodrigues².

RESUMO - A produção do maracujá esta intimamente ligada à polinização de suas flores, dessa forma é importante avaliar a presença de seus polinizadores naturais, as espécies do gênero xylocopa, com a presença de caatinga próxima a área de produção. O presente estudo observou seis lotes no município de Petrolina PE, cultivados por maracujá amarelo para avaliação da abundancia das abelhas em relação às diferentes distancias da caatinga. Os dados dos lotes que as distancias da caatinga assemelhavam-se, apresentaram uma grande disparidade.

INTRODUÇÃO

Segundo dados da Embrapa a produção de maracujá no Brasil no ano de 2011 foi de aproximadamente 923.035 toneladas, colocando o Brasil em primeiro lugar ranking mundial de produção dessa fruta. O estado da Bahia é o maior produtor com aproximadamente 410.078 toneladas. O estado de Pernambuco ocupa apenas a 9ª posição dentre os maiores produtores com aproximadamente 16.930 toneladas (IBGE, 2011).

O gênero passiflora, um dos principais gêneros pertencente à família passiflorácea, possui aproximadamente 530 espécies, com 150 nativas do Brasil. Muitas espécies desse gênero possuem frutos comestíveis, dentre eles o maracujá (Passiflora edulis f.flavicarpa). Segundo Judd (2009) a Passiflora edulis é uma trepadeira com presença de gavinhas axilares, folhas simples, palmadas e alternas, sua flor é hermafrodita, solitária e axilar, presença de corona que tem como função atrair o polinizador. Ela não é autógama, ou seja, não se autopoliniza, possuindo então polinização cruzada, em que o estigma necessita receber o pólen de outra flor da mesma espécie, isso ocorre devido um fenômeno chamado protandria, a qual o pólen fica maduro antes do estigma estar pronto para recebê-lo. Por possuírem flores grandes que podem chegar até 7 cm, secretarem néctar de forma abundante, odor forte e se posicionarem acima das folhas, facilitam a chegada de seus polinizadores. Por volta do meio dia, as flores abrem e atingem seu ápice de flores aberta por volta dás 13hs, passando a diminuir até às 20hs. É nesse período da tarde onde ocorre a visitação das abelhas a cultura. Sendo assim o uso de defensivos agrícolas nesses horários extremamente prejudiciais, devendo essa aplicação nesses horários ser evitada. (Camillo 2003).

Segundo Siqueira et al (2008), Benevides et al (2000), Hoffmann et al (2000) as espécies do gênero xylocopa, principalmente a xylocopa grisescens, xylocopa frontalis, são as principais polinizadoras naturais do maracujá, sendo observado também a visita

¹ Discente de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF).

² Docente adjunto da disciplina Ecologia Geral - Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF).

de outras espécies como a Appis melífera. Appis melífera não é considerada um polinizador do maracujá, pois além de apresentar tamanho reduzido e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com