TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA ESPECIE MELIPONA JANDAIRA NA POLINIZAÇÃO DAS PLANTAS DA CAATINGA

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

ATUAÇÃO DA ESPÉCIE MELÍPONA JANDAIRA NA POLINIZAÇÃO DAS PLANTAS DA CAATINGA[pic 1]

Clecio Dantas De Oliveira ¹; Manoel Modesto dos Santos Neto²; Frederico Campos Pereira³

1  Graduando de CST em Agroecologia do IFPB Campus Picuí. cleciodantas85@gmail.com 

2 Graduando de CST em Agroecologia do IFPB Campus Picuí, bolsista CNPQ Modesto_nf@hotmail.com   

3 Dr. em Recursos Naturais UFCG. Prof. do curso de Agroecologia do IFPB Campus Picuí, fredcampos2000@yahoo.com.br 

RESUMO: Realização de um estudo preliminar, através de revisão de literatura, sobre a atuação da espécie melípona ( M Subnitida) na polinização das plantas da caatinga, com ênfase na importância da jandaira e seu papel na fecundação de flores nativas, bem como especificamente em algumas espécies de arvores como: Aroeira  (Anacardiaceae) Myracrodruon urundeuva Allemão, Imburana (Burseraceae) Commiphora leptophloeos (Mart.) J.B.Gillett) e o Angico (Fabaceae) - Mimosoideae Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenam. Tendo nas abelhas sem ferrão polinizadoras um dos vetores para a manutenção da qualidade dos ecossistemas e consequentemente da vida de todas as espécies de plantas do bioma caatinga. Dentre as espécies analisadas conclui-se que a imburana e aroeira são as que tem maior aceitabilidade pela abelha jandaira, já o angico tem uma aceitação menor.   

PALAVRAS-CHAVE: Jandaira, Polinização, Plantas Nativas, Caatinga.

PERFORMANCE OF SPECIES MELÍPONA JANDAIRA IN POLLINATION OF PLANTS OF THE CAATINGA

ABSTRACT: A preliminary study on the role of the species melípona ( M Subnitida) in the pollination of plants of the caatinga, with emphasis on the importance of jandaira and its role in the fertilization of native flowers, as well as specifically in some species of trees as: Aroeira (Anacardiaceae) Myracrodruon urundeuva Allemão, Abercynon (burseraceae) Commiphoraâ leptophloeosâ (Mart.) J.B.Gillett) and yopo (fabaceae) - Mimosoideae Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenam. Taking in the stingless bees pollinating one of the vectors for maintaining the quality of ecosystems and consequently the life of all plant species of the caatinga biome. Among the analyzed species it is concluded that imburana and aroeira are the ones that have greater acceptability by the jandaira bee, whereas the angico has a smaller acceptance

KEYWORDS: Jandaira, Pollination, Native plants, Caatinga.

   

INTRODUÇÃO

 

Como consequência da degradação ambiental, muitas espécies foram extintas na biodiversidade da caatinga, especialmente as plantas nativas. Também nesse bioma muitas espécies de abelhas, melíponas sem ferrão, estão seriamente ameaçadas de extinção em consequência das alterações de seus ambientes, causadas principalmente pelo desmatamento. (HILTON-TAYLOR,2000)

Diante deste quadro preocupante veremos a grande importância da atuação das abelhas na polinização e manutenção das plantas nativas da região do semiárido. Como sendo a melípona jandaira (subnitida) uma das abelhas que mais polinizam as plantas da caatinga pois essa espécie se adaptou as condições climáticas locais e desenvolveu suas colmeias naturalmente em tronco de arvores, sendo também criadas em cortiços por meliponicultores. Essa espécie de abelha é mais seletiva na busca de pólen. Na visita as flores para coletar recursos alimentares a jandaira executa um serviço importante ao ambiente voando de flor em flor para buscar o néctar, fonte dos açucares que são matéria prima para o mel ou o pólen, que é a fonte de matéria prima para sua cria (KERR et.al.1996).  

Portanto esse estudo tem como objetivo verificar, através de uma revisão de literatura, a atuação da espécie Melípona jandaira (subnitida) na polinização das plantas nativas em especial as espécies; aroeira, imburana e angico, bem como a importância dessas plantas para o bioma caatinga.

METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido metodologicamente com levantamento bibliográfico em 5 artigos, no qual foi retirada informações mais importantes em relação ao tema exposto dando ênfase nas espécies de plantas aroeira, imburana e angico e sua polinização pelas abelhas melíponas.  

Uma revisão recente sobre a importância da polinização por animais, mostrou que esse processo é utilizado por 87,5% de todas as espécies de plantas com as flores conhecidas até o momento. No caso das abelhas, visitantes florais especializadas essa troca e obrigatória pois os mesmos obtém todo seu alimento nas flores (Fonseca, et al 2004).

Na caatinga brasileira são conhecidas 187 espécies de abelhas, a maioria delas consideradas como espécies raras. Entretanto as mais abundantes são as abelhas sociais, nativas sem ferrão, como a jandaira, a jati, a amarela, a mosca branca, a irapuã, a Cupira, a mandaçaia, a remela, a canudo, a limão e a manduri e a introduzida Apis melífera, também conhecida como abelha europa ou abelha africanizada e outros de hábitos solitários (Fonseca, et al 2004).

As abelhas sem ferrão são responsáveis, conforme o ecossistema, por 40 a 90% da polinização das arvores nativas, as 60 a 10% restantes são polinizados pelas abelhas solitárias, borboletas, coleópteros, morcegos, aves, alguns mamíferos, água, vento e as abelhas africanizadas (KERR et.al.1996).

As arvores; aroeira (anacardiceae) Myracrodruon urunduva allemão. Imburana (burceseraceae) Camipora leptophloeos (Mart) J.B.Gillett. Angico (fabaceae) Mimosodeae anadenanthera colubrina (Vell.) Brenam, Foram escolhidos por serem frequentes na área e por sua importância ecológica na caatinga. Além de seu papel biológico na comunidade vegetal, essas espécies associam-se a fauna local, onde suas folhas, flores e frutos servem de alimento para repteis, aves, mamíferos e insetos, além de funcionar também como abrigo para uma diversidade de animais e suporte para os ninhos de muitas aves (Kiill, L,H,P 2010) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (397.3 Kb)   docx (191.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com