TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Antonieta e suas contribuições para a moda e a relevância para a moda contemporânea.

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 14

Nathália Rafael da Silva

Nathalia.raphael@hotmail.com        

Metodologia Científica

Design 2010.2- Noite

Maria Antonieta e suas contribuições para a moda e a relevância para a moda contemporânea.

Resumo

Maria Antonieta foi a primeira rainha a entender e utilizar a moda como instrumento de poder e  segundo Caroline Weber para conseguir isto ela manipulava sua aparência.

Por meio de suas roupas, penteados, sapatos e jóias ela se impôs na corte francesa.

Maria Antonieta passa a utilizar uma modista particular para desenhar e confeccionar seus vestidos, utilizando assim o conceito de estilista inexistente em sua época, e das peças e do estilo criados pela rainha da França saem inspirações que contribuem para criações da moda contemporânea. Foi a primeira rainha a utilizar calças para cavalgar, chocando a corte francesa.

Suas contribuições para moda foram inúmeras e isso se reflete nos objetos e peças criadas na moda contemporânea  que vão de esmaltes a roupas e sapatos. Até a Barbie, a boneca mais famosa do mundo se rendeu as formas da famosa rainha.

Fica claro assim que Maria Antonieta não influenciou apenas sua época, quando as nobres procuravam saber quais as últimas peças usadas pela rainha, mas continua influenciando e inspirando milhares de criadores contemporâneos.

Palavras chaves: Maria Antonieta; moda; contemporânea.

1-Introdução:

Maria Antonieta foi a rainha da moda e de modas, a todo momento ela reinventava seu estilo, passando do romântico ao andrógino, do estilo real com o mais autêntico roube a la francaise  ao estilo camponês criado por ela pra desfrutar de forma mais confortável da sua vida no campo, despertando ainda curiosidades e paixões a rainha é tema recorrente em diversas coleções e produtos.

Assim como a moda contemporânea se renova a cada dia, trazendo em cada estação, mudanças estéticas nos produtos, diversificando e democratizando o acesso as últimas modas, a última rainha da França, muitos séculos antes conseguiu trazer algumas dessas transformações para a sua época, talvez aí esteja um dos motivos que levam os fashionistas a revisitar constantemente o estilo Maria Antonieta. Através deste artigo busca-se identificar as contribuições de Maria Antonieta para a moda Contemporânea e a relevância dessas contribuições para a moda, a metodologia utilizada foi a análise de imagens e pesquisas bibliográficas.

2.1-Maria Antonieta e sua relação com a moda

Desde a sua chegada a França as questões de vestuário e aparência se mostram essenciais para a rainha.

Muito cedo ela faz a primeira tentativa de assumir o controle de sua imagem quebrando o protocolo imposto pelos franceses em relação à moda usada na corte, deu inicio assim segundo Weber 2006 “A uma verdadeira revolução na indumentária”.

Sua revolução se dá do uso do traje de montaria utilizado nas caçadas reais aos penteados monumentais.

Com o auxílio de talentosos modistas parisienses Maria Antonieta utilizou a moda de forma divertida, elegante, simples e moderna, características ainda utilizadas na moda contemporânea.

Na corte francesa era exigido o uso dos espartilhos pelas damas, espartilho ou corselete é uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas e amarração nas costas. E tem como objetivo reduzir a cintura e manter o tronco ereto, controlando as formas naturais do corpo e conferindo a ele mais elegância.

As mais nobres damas da França tinham o direito de usar o grand corps, um espartilho de barbatas de baleia muito inflexível, digerir e respirar se tornavam tarefas árduas para suas usuárias, provocando frequentes desmaios, Maria Antonieta começa então a se questionar sobre a real necessidade de fazer uso diário do grand corps.

Durante um tempo ela abandona o uso do espartilho que sufocava as nobres da época, demostrando uma tentativa de libertar-se das ditaduras que a moda francesa estava impondo.

Aliado ao espartilho, outra peça fazia parte da indumentária feminina: a "anquinha", uma armação também de arame trançado como um cesto de 30 cm de largura, presa por uma tira na cintura, que estufava os quadris.              

[pic 1]


Figura 1-Espartilho pertencente a Maria Antonieta

http://modaartesabrina.blogspot.com/

Para satisfazer as necessidades diárias ela deseja roupas mais cômodas, mas para isso era necessário a substituição do robe a la française ,o vestido era composto por uma saia ,uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estomago sendo encaixado numa abertura frontal do vestido essas peças iam por cima de espartilho e uma armação lateral, as ancas que davam forma a silhueta. Com esse intuito Maria Antonieta adota os vestidos chemise, como uma reação contra o rígido robe a la française, esse tipo de vestido lhe proporcionava mais liberdade e logo foi adotado por suas amigas, mesmo chocando as mulheres mais rígidas, segundo Weber 2006 elas não deixavam de acompanhar as modas ditadas pela rainha.

  [pic 2]              [pic 3]

                       Fig 2- Vestido Chemise                                                  Fig.3-Robe a La Francaise

http://wwwrainhasedeusas.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

Com a permissão do rei Maria Antonieta começa a cavalgar, mas para as cavalgadas diárias ela decide inovar rejeitando o traje tradicional que as amazonas deveriam usar .

“Desta vez, a rebelião indumentária de Maria Antonieta foi mais radical... para suas expedições a cavalo, ela abandonou as saias longas e rodadas das amazonas e adotou as calas apertadas e as selas de homem”(Weber,2006,pág.95)

E apesar do colete e do paletó dos trajes das amazonas já possuírem referências do vestuário masculino, calças de equitação em estilo masculino não constituíam o traje de montaria feminino. Maria Antonieta logo introduziu as lapelas viradas, mangas com punhos e saias abotoadas em seu próprio guarda-roupa, tornando as roupas com corte masculino como os gilets, fraques e rendigotes a última moda no vestuário feminino, esses rendigotes exigiam acessórios masculinos, mostra-se assim que Maria Antonieta cultivava o gosto por peças marcadas pela androginia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (742.3 Kb)   docx (797.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com