TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Antonieta

Por:   •  1/12/2015  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Maria Antonieta

Ela já foi tema de filmes, inspirações para desfiles de moda e figurinos de shows. A presença da última rainha da França na mídia atual confirma sua capacidade intacta de evocar, ao mesmo tempo, a ostentação e o desvario de um mundo aristocrático desaparecido.

Nascida na Áustria, Maria Antonieta casou-se aos 14 anos com Luís Augusto de Burbon, que mais tarde foi coroado rei Luís XVI. A união destinava-se a cimentar uma aliança estratégica entre França e Áustria, iniciada pelo tratado de Paris em 1756. Antes mesmo de deixar sua cidade natal, Viena, a futura rainha recebeu um curso intensivo de como deveria se portar e se vestir dentro da corte francesa. Existia um protocolo muito rígido a ser seguido, imposto por monarcas aos seus cortesãos e às suas rainhas por gerações. No entanto, desde seus primeiros dias em Versalhes, Maria Antonieta encenou uma revolta contra a etiqueta cortesã, transformando suas roupas e acessórios em expressões desafiadoras de autonomia e prestígio (WEBER, 2008, p. 11).

Por trás desse mundo de diversão e festas, Maria Antonieta tinha que suportar muitas pressões. Os nobres que haviam sido excluídos do convívio com a rainha não paravam de caluniá-la. Segundo Caroline Weber, o jeito de Maria Antonieta reagir era manipular sua aparência. “Ela usava a moda como um instrumento político, como forma de aumentar ou sustentar sua autoridade em momentos em que ela parecia estar sob risco, como nos sete anos que se passaram antes que ela tivesse um filho”, diz. Por meio de novas roupas, sapatos e penteados, a rainha se impôs, colocando-se acima de qualquer mulher francesa. “Foi uma atitude inédita para uma rainha”, afirma Caroline. “Antes, as soberanas francesas tinham de projetar uma imagem dócil, vivendo longe dos holofotes. Quem tentava se envolver em política e exibir seu poder por meio de roupas luxuosas eram as amantes dos reis.”

No entanto, sua celebridade teve um preço. Seu modo irreverente despertava reações entre aqueles que valorizavam os costumes reais. Além disso, para muitos, seus gastos com moda esvaziavam os cofres franceses, que, devido a uma série de crises, não estavam em boas condições.

Maria Antonieta foi, portanto, um grande ícone para a moda da época. Contudo, sua fama não se restringiu ao século XVIII, e, até hoje, a última rainha francesa é considerada um símbolo de irreverência.

Referências

WEBER, Calorine. Rainha da Moda: como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução.Tradução Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

MORACE, Francesco. Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

Guia do Estudante, Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/maria-antonieta-ultima-rainha-435058.shtml> Acesso em 05 de Outubro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com