TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing-Mix: Produto

Monografias: Marketing-Mix: Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

MARKETING-MIX: O PRODUTO

Em marketing, um produto é tudo aquilo que representa um bem (tangível), um serviço ou uma ideia (intangível), ou ainda uma combinação das três. Está associado ao produto um conjunto de características, como por exemplo os benefícios funcionais, sociais ou psicológicos, que levam à satisfação do consumidor quando o adquire.

A gestão e desenvolvimento do produto difere consoante a fase em que o produto se encontra. A fase de lançamento de novos produtos é inegavelmente uma das mais importantes e vai abranger não só o lançamento do novo produto, mas também o processo de adoção do mesmo, como a atenção, o interesse, a avaliação e a experimentação. Só depois destas etapas é possível saber se o bem/serviço inovador vai ter aceitação no mercado.

Neste artigo são tidas em conta os erros que as empresas apresentam que levam a falhas quando lançam um novo produto no mercado. Muitas empresas não fazem um estudo de mercado antes de lançarem o novo produto, estando convictas que o lançamento terá sucesso na mesma. Desta forma, várias empresas apresentam receitas muito abaixo do previsto, por não conseguirem responder às exigências de consumidores, que apresentam pouca elasticidade nos seus hábitos de consumo. Dos 70 produtos que apresentaram marcas referência (alcançar mais de 50 milhões de dólares em vendas no ano de lançamento) entre o ano 2002 e 2008, 12 deles já foram retirados do mercado, visto que as empresas estavam mais focadas no lançamento do produto do que na sobrevivência dele até mais tarde.

Assim, o artigo refere os 5 principais problemas para a falha no lançamento de novos produtos, e aponta algumas soluções.

1ª Falha  A empresa não consegue suportar o crescimento rápido do produto

Solução: Fazer um plano para por em prática rapidamente se o produto tiver grande sucesso

Em 2000 a marca American Biophysic lançou o produto Mosquito Magnet, que usava dióxido de carbono para atrair os mosquitos para uma armadilha. Este produto foi lançado na altura perfeita pois tornou-se uma solução ideal para combater o vírus chamado “The West Nile virus” transmitido por especialmente por mosquitos infetados. Rapidamente se tornou um dos produtos mais vendidos. Contudo a empresa, ao estar demasiado focada nesta problemática dos mosquitos perdeu toda a atenção no crescimento da marca. Quando o produto trocou a sua pequena fábrica em Rhode Island por uma grande área na China onde era produzido em massa, a qualidade diminuiu. Os consumidores ficaram de tal forma descontentes que o produto esteve quase a sair do mercado. Acabou por ser vendido por 6 milhões de euros quando antes conseguia produzir 70 milhões por ano. Hoje em dia o produto ainda está no mercado e continua a ter lucro mas está bastante aquém do que foi pensado originalmente.

2ª Falha  O produto não corresponde às reivindicações e não tem impacto

Solução: Atrasar o lançamento do produto até estar totalmente dinalizado

Em 2007 foi lançado o sistema operativo Microsoft Windows Vista, existindo altas expetativas em relação ao produto. Rapidamente se descobriram falhas relacionadas com a performance e compatibilidade do software, revoltando os clientes mais leais da marca. A Apple, principal concorrente, aproveitou o momento para ridicularizar o software lançado, assustando mais os possíveis clientes. Deste modo, cada vez mais as empresas têm que estar preparadas quando lançam um novo produto e só o devem colocar no mercado quando não existirem problemas, pois atualmente, através das redes sociais, é mais fácil afetar e ridicularizar uma marca, sendo as redes sociais muito influentes na opinião do consumidor.

3º Falha  O novo produto existe, mas a gama é indefinida

Solução: Testar o produto para ter certezas que a sua diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com