TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING MIX

Dissertações: MARKETING MIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Conceitue, à luz do artigo sugerido, modernidade e pos-modernidade.

A modernidade trouxe à sociedade a necessidade de contextualizar o pensamento e se caracterizou na análise racional do comportamento de consumo. O pensamento moderno do marketing coloca o consumidor como o centro das relações das empresas. Sua individualidade é ressaltada e todos os planejamentos estratégicos são orientados para atender suas demandas específicas de produtos e serviços. O marketing de relacionamento tomou espaço nas arenas das decisões mercadológicas. Relações de trabalho são suportadas por tecnologias de comunicação que permitem ao indivíduo executar suas tarefas diárias sem necessariamente conviver com outras pessoas. Na pós-modernidade a sociedade está embarcando em um movimento reverso a fim de recompor seus universos sociais baseados nas livres escolhas emocionais. Com a pós-modernidade de fato a atividade de consumo se dá pelas experiências emocional ou estética que são proporcionadas pelo objeto de consumo. A sociedade está mais atenta a recomposição social, onde as pessoas são vistas finalmente libertas de suas compulsões, e embarcam na recomposição de seus universos coletivos. O consumidor pós-moderno busca produtos que ajudem a formar sua imagem junto aos grupos a que pertence. O valor do produto ou serviço não vem mais da função que este possui, mas do que ele é capaz de transmitir e dos significados que estão inseridos na formação da sua imagem. Ao adquirir um produto, o consumidor pós-moderno não quer mais se sentir individualizado. Ele deseja ser reconhecido, pelo consumo, como integrante e representante de um ou mais grupos.

2 - Resuma as principais criticas sobre o marketing mix

Primeiramente se inicia com a análise teórica de três núcleos: soberania do consumidor, valor do produto e a consistência do comportamento do consumidor. Onde se critica que a prática do marketing nem sempre e conduzida pelos interesses do consumidor e muitas vezes pelas crenças dos profissionais de marketing. Muitas vezes e imagem criada e comunicada é maior que o consumidor. A Imagem comercializada é muito maior que o produto. A crença na regularidade do comportamento do consumidor cai por água quando se analisa que com consumidor simples e racional do passado foi trocado pelo complexo atual. As tradicionais variáveis que explicam o comportamento do consumidor não são mais tão uteis.

3 - Analise os 4 P's do marketing mix à luz da pos-modernidade.

Com base nas técnicas de estudo dos 4 P’s de marketing na sociedade pós-moderna existem muitos críticas e esse modelos em específico, pois acredita-se que de acordo com sua criação ele se prende a muitos moldes que não são mais característicos da sociedade atual. É preciso analisar várias conjunturas que estão influenciando o consumidor e o mercado que não somente os de preço, praça, produto e promoção. O cliente pós-moderno leva muito em conta a opinião do grupo em que está inserido e isso conta muito nas escolhas de seus produtos para a sua aceitação pessoal e social. Por isso muitas empresas estão revendo este conceito do marketing e até mesmo incluindo novos P’s a esse composto mix.

4 - Na sua opinião,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com