TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mary Parker Follete

Casos: Mary Parker Follete. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

INDICE

2 – AS PRINCIPAIS TEORIAS QUE INFLUENCIAM O ATUAL PROCESSO ADMINISTRATIVO 10

3 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO 10

4 – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 17

Questões para estudo 24

1 – Qual a ênfase da administração cientifica? 24

2 – Qual deve ser o objetivo da administração, segundo Taylor? 24

3 – Defina o primeiro período de Taylor? 24

4 –Defina o segundo período de Taylor? 24

5 – Qual a diferença entre empirismo e ciência? 24

6 – Qual a combinação da administração cientifica? 24

7 – Quais são as bases da administração cientifica? 24

8 – O que foi a ORT, defina cada uma? 24

9 – Quais são as funções da gerência de acordo com Taylor? 24

10 – Quais forma os princípios básicos de Ford? 24

11 – Defina as características da produção em massa? 24

12 – Defina os princípios de Emerson? 24

13 – Quais as criticas a administração cientifica? 24

5 - ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇAO 25

6 - ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO 33

7 - ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 43

8. ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - APO 67

9 - TEORIA DA BUROCRACIA 69

10 - TEORIA ESTRUTUALISTA 71

11. ABORDAGEM COMTEMPORÂNEA 78

12. ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO 85

13. ABORDAGEM CONTINGENCIAL 94

1 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione

Ad = (direção para, tendência, junto de)

Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.

A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

A administração é uma condição indispensável para o sucesso de cada empresa.

A administração representa a solução da maior parte dos problemas que afligem a humanidade nos dias de hoje. Na realidade não existem países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, mas países bem ou mal administrados. (Peter Drucker)

Segundo MORAES (2001) a tarefa da Administração envolve a interpretação de objetivos a fim de transforma-los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle.

Definição de Administração

É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos (CHIAVENATO,2000).

Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. A principal razão para o estudo da administração é o seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. (MAXIMIANO, 2000, p. 26).

Administrar significa, em primeiro lugar, ação, A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.

Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexidade e de desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia etc.

Em cada organização, o administrador soluciona problemas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações exclusivos daquela organização.

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:

1. Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

2. Habilidade humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

3. Habilidade conceitual: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

1.1 - Administração e suas perspectivas

A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas através das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio , nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.

Qualquer que seja a posição ou o nível que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com