TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Conceito

Trabalho Escolar: Matematica Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito Matemáticos e suas aplicações.

Sem dúvida a matemática está presente em nossas vidas desde a simples contagem até o uso em complexos computadores.

Pode parecer a princípio que alguns temas da matemática não tem aplicação imediata no mundo em que vivemos, isso pode gerar desapontamentos. Na verdade, a aplicação da matemática no cotidiano ocorre como resultado do desenvolvimento e do aprofundamento de certos conceitos nela presentes. Veja no comércio, por exemplo, o cálculo de juros e a porcentagem.

Para entender a matemática e suas aplicações são necessários: dedicação, estudo, compreensão dos conceitos matemáticos a cada conteúdo estudado, você se apropriara de “ferramentas” que lhe permitirão resolver situações problemas da vida diária e de sua profissão. A linguagem algébrica, o uso de equações para resolver situações problemas, o emprego e analise de gráficos e noções de matemática financeira constituem, dentre outros, conhecimentos da matemática.

A matemática do cotidiano não pertence só ao bem arrumado território da escola, mas a todos os leitores do mundo.

O dia-a-dia abriga em seu interior muitas vidas, que se anunciam das mais surpreendentes e diversas linguagens.

O desafio matemático nesse território é entender e aceitar o grau de incerteza. Conviver com a incerteza é abrir-se para a compreensão de um mundo infinitamente complexo.

Quando falamos da matemática no cotidiano, as preocupações não têm a ver com a matemática escolar. Estamos dizendo que os não-matemáticos precisam ter acesso ao espírito da matemática do nosso tempo.

A aplicação da matemática no cotidiano ocorre como resultado do desenvolvimento e do aprofundamento de certos conceitos nela presentes.

É fácil perceber a aplicação quase imediata de assuntos como porcentagem e cálculo de juros na economia, por exemplo, ou da trigonometria, sempre presente e de aplicação direta na engenharia e em outras áreas.

A matemática está presente em nossas vidas desde uma simples contagem ou um simples troco até o seu uso em complexos computadores.

Falar de matemática para um viver mais autônomo implica percebê-la como ferramenta para coordenar idéias, para dar consistência e argumentos, para alimentar dúvidas, pois os números não falam por si.

Necessitamos da matemática como instrumento intelectual para interrogarmos a realidade.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »