TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Aplicada

Trabalho Universitário: Matemática Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

FUNÇÃO DO 1º GRAU

A função de 1º grau é útil para representar o custo, a receita o lucro na comercialização de um produto, vale ressaltar a importância da matemática aplicada em situações do dia-dia tais como: calculo de juros simples, restrições orçamentárias entre outras.

Um fator importante é que embora a matemática aplicada seja muito importante principalmente para alunos de cursos superiores, há certa falta de empenho por parte dos mesmos devido à falta de inovação nos processos contábeis no Brasil.

Nota-se que muitas vezes a matemática é vista como complexa, assustando alunos de diversos cursos, mas quando na verdade falta empenho e dedicação para entender como aplica-la no dia – dia, facilitando grandemente o trabalho de forma geral.

Definição da função de 1º Grau:

Temos a expressão na forma y = ax +b ou f (x) = ax +b, onde a e b são números reais e a ≠ 0, é considerada uma função do 1º grau. Exemplos:

Y = 2x + 9, a = 2 e b = 9

Y = -x-1, a = -1 e b = -1

Y = 9x – 5, a= 9 e b= -5

Y = (1/3)x +7, a = 1/3 e b = 7

Uma função do 1º grau possui representação no plano cartesiano através de uma reta, podendo a função ser crescente ou decrescente o que determinara a posição da reta.

Função crescente ( a > 0 )

Y

0 X

Função decrescente ( a < 0 )

Y

0 X

Função Constante

Y

0 X

Para determinarmos o zero ou a raiz de uma função basta considerarmos f (x) = 0 ou y = 0.

Raiz ou zero da função é o instante em que a reta corta o eixo X.

f (x) = ax + b

f (x) = 0

ax + b = 0

ax = -(b/a)

Exemplo 1: Obtendo a raiz da função f(x) = 3x – 6

3x - 6 = 0

3x = 6

x = 6/3

x = 2

A raiz da função é igual a 2.

Exemplo 2: Seja f uma função real definida pela lei de formação f(x) = 2x + 1. Qual é a raiz dessa função?

F(x) = 0

2x + 1 = 0

2x = -1

X = - ½

A MATEMÁTICA E GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

A Filosofia da Educação Matemática busca, através da Filosofia da Educação, criar elos de assimilação, que MAYER (1976) define como forma evolucionária de despertar potencialidades como base para um exercício de capacidade para aprender experiências que agem sobre a mente e o físico. Assim, os modelos matemáticos tornam-se úteis na melhoria do Ensino Contábil, criando e aprimorando, a partir de eventos (modelagem), os conceitos matemáticos e contábeis. A base matemática ensinada nas disciplinas lecionadas na graduação de Ciências Contábeis (CC) representa o suporte para o entendimento de Estatística, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Economia, Contabilidade Geral, Análise de Balanços além de outras mais.

No mundo atual a Contabilidade é um fator determinante para o crescimento das nações, uma vez que, através dela, os recursos disponíveis, e sempre escassos, são identificados, registrados e controlados, além de gerar condições de análise para a otimização dos mesmos.

Assim, o profissional da área contábil precisa ser bem estruturado, o que implica participar de curso de graduação de alto nível, com enfoque especial na área de matemática buscando atender a necessidade de gerenciar e tomar decisões que envolvam custos e recursos disponíveis. Para ele é importante manter se atualizado, através de estudos continuados como cursos de especialização e pós-graduação. Embora carecendo desta formação, muitas pesquisas têm detectado que o aproveitamento é baixo em vários níveis, tanto na esfera de ensino fundamental e básico, como também nos cursos de graduação, sendo que este resultado deficiente é mais acentuado principalmente quando o enfoque é sobre a Matemática. Em exames e concursos os resultados ficam muito abaixo do esperado. Este problema não se restringe somente aos cursos de Ciências Contábeis: outros cursos apresentam problemas semelhantes. No entanto ficaremos restritos a ele porque é sobre a formação do profissional da área contábil que concentramos nossa análise. O problema na graduação pode ser agravado se as expectativas dos alunos não forem atendidas, uma vez que estes devem ser envolvidos como elementos dinâmicos, onde, sem esta condição, aparecem vários fatores negativos, como a falta de motivação e o desinteresse.

Quando se faz referência a este aluno como elemento dinâmico, significa que, a cada momento, ele tem uma percepção e reação ao conteúdo e a seu entendimento, fazendo com que o professor, atenta a estes aspectos, altere o fluxo ou a forma de ministrar os componentes curriculares.

Em situação adversa, o aluno é visto como sendo um simples elemento receptor do conteúdo, onde são ignoradas as suas dificuldades durante a transmissão e absorção do conteúdo matemático, impedindo-o de ser criativo e capaz de traduzir a realidade contábil em modelos que poderão capacitá-lo a melhor avaliar o comportamento, as tendências, as características gerais e específicas que ocorrem no dia a dia do mundo dos negócios, relativamente aos dados e informações que ele manipula.

CONTABILIDADE E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.

A contabilidade, como processadora dos dados referentes ao patrimônio das empresas, tem a visão geral e específica do comportamento dos dados, influências internas e externas, que poderão influenciar nas perdas ou ganhos da entidade.

Associar este conhecimento à Teoria Matemática possibilita à área Gerencial

Contábil gerar cenários que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com