TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Matemática Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos das pessoas nas organizações.

Com a finalidade de tornar os gerentes mais efetivos com a descrição, compreensão, previsão e ao controle do comportamento humano. Os elementos fundamentais são as pessoas, a estrutura, a tecnologia e o ambiente externo. O comportamento baseia-se em resultados de pesquisas cada vez mais sólidas e emprega idéias e conceitos retirados de muitas ciências comportamentais para tornar os gerentes mais eficazes.

Seus conceitos fundamentais relacionam-se com a natureza das pessoas; as diferenças individuais, a percepção, a pessoa como um todo; a motivação, o envolvimento e o valor da pessoa, e com a natureza das organizações; sistemas sociais, interesse mútuo e a ética. As ações gerenciais deveriam ser orientadas para alcançar metas superiores de interesse dos funcionários, da organização e da sociedade. Conseguindo produzir um padrão de qualidade de vida melhor, a harmonia no interior de cada uma, as organizações e as pessoas do futuro será melhorada.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SISTEMAS ABERTO E FECHADO

Comportamento Organizacional trata-se de uma administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.

Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focado nas ações e atitudes dos indivíduos, grupos e no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Todas as organizações desenvolvem um tipo de estrutura de modo que as pessoas possam se articular e realizar suas tarefas. Essa estrutura pode ser aberta ou fechada.

SISTEMA ABERTO

São as organizações em geral, as empresas em particular, todos os sistemas vivos e principalmente o homem, pois, tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução.

SISTEMA FECHADO

Seria um sistema físico formado que não é influenciado ou não apresenta relações com o meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influência.

Herbert Spencer tratava as organizações como um organismo individual nos seguintes traços:

No crescimento, no fato de se tornar mais complexo à medida que cresce, tornando-se mais complexo suas partes exigem uma crescente interdependência.

Porque sua vida tem imensa extensão comparada com a vida de suas unidades componentes.

Ao contrário do que afirmavam Taylor, Weber no qual através do modelo racional a organização é um sistema fechado e determinístico, isto é aquele em que uma mudança específica em uma de suas variáveis produzirá um resultado particular com certeza, as organizações possuem características de um sistema aberto e probabilístico.

Quadro comparativo entre Sistema aberto e fechado.

Sistema Aberto Sistema Fechado

Herbert Spencer

Um organismo social assemelha-se a um organismo individual no crescimento, que de fato se torna mais complexo à medida que cresce. Taylor

Preocupava somente com o interno da organização, era focado na produção e via o homem como um ser econômico.

Mayo

Defendia a organização como um sistema social que é composto por pessoas que querem se relacionar. Weber

Enfatizava a estrutura buscando garantir eficiência, dizia que era necessária a ordem para chegar a um resultado.

O comportamento organizacional engloba assuntos como: motivação, poder e liderança, comunicação, estruturas e processos de grupos, aprendizados, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, stress no trabalho entre outros elementos.

Partindo do princípio que as pessoas são diferentes e se elas são diferentes os seus comportamentos também diferem. Sabe-se que uma organização funciona como uma engrenagem onde cada peça tem sua importância.

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

FALTAM CONDIÇÕES PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

De acordo com uma pesquisa sobre o conceito de inovação em um grupo de 20 pessoas, 20% acreditam que inovação é quando se cria algo novo e 80% afirmam que inovação é melhorar um produto ou serviço, com qualidade e processos tecnológicos.

As organizações precisam ser cada vez mais competitivas tendo a inovação como diferencial, para isso é de suma importância adotar um tratamento diferencial com as informações obtidas, procurando extrair todos os sentidos destas.

As informações propiciam o surgimento de novas alternativas, idéias que podem contribuir com o desenvolvimento das organizações. É importante lembrar que não bastam termos novas idéias, ela deve ser bem desenvolvida e colocada em prática.

A idéia bem desenvolvida é um diferencial, não adianta ser criativo, ou ter uma boa idéia e não inovar.

No Brasil, faltam condições para inovações tecnológicas, apesar de conter alguns pontos fortes para a inovação, tais como, alto investimento em pesquisa científica de excelência, recursos humanos de qualidade dentre outros, não possui um ambiente encorajador sendo pouco motivante para a inovação.

Ainda é muito difícil abrir uma empresa devido à dificuldade de acesso ao capital de risco, sistema de patentes que podem ser mais estruturadas e uma série de políticas que precisam ser reestruturadas.

No Brasil o número de empresas que insistem em metodologia ultrapassada é muito grande, elas partem do princípio de que na medida em que conseguirem grandes realizações pode sobreviver à custa de conquistas obtidas no passado, de acordo com sua tradição e reputação, contudo em um ambiente em que a velocidade das mudanças é intensa essas empresas tendem ao desaparecimento.

O principal empecilho para a inovação brasileira é o ambiente empresarial e financeiro. Não apenas dificuldades ligadas aos impostos, mas também ao ambiente que se opõem a inovação.

TRABALHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com