TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Aplicada A Administração

Trabalho Universitário: Matemática Aplicada A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  4.199 Palavras (17 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 17

ADRIANO FRANCISCO DO NASCIMENTO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 O conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão?......................................................................................................................4.5

2.2 Os conceitos relacionados aos temas: GECON, ABC e RKW......................5.6.7.8

2.3 Façam uma conclusão contemplando os principais aspectos relacionados à competitividade das empresas no mercado atual fazendo uma conexão com a análise de custos, ou seja, procurem defender nessa conclusão o fato de que a analise de custos pode representar um fator de ajuda para a competitividade das empresas.........................................................................................................8.9.10.11

2.4 Qual o conceito e a importância e os objetivos dos conhecimentos relacionados à Contabilidade para administrarmos uma organização?.....................................12.13

2.5 Qual o conceito e a importância e os objetivos dos conhecimentos relacionados à Matemática financeira e comercial para administrarmos uma organização?....14.15

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................16

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, faz-se necessário que os gestores tenham à sua disposição informações relevantes e tempestivas, pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para aperfeiçoar o desempenho empresarial.

Neste trabalho serão apresentadas informações a respeito da análise de custo, e suas influências nas organizações, o papel e a importância das ciências contábeis com o apoio para a evolução da teoria de custos, assim como a relevância dos fundamentos básicos a serem utilizados em métodos e princípios de custeios. AS informações que são fornecidas pela Contabilidade de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle e à tomada de decisões.

Diante dessa produção textual, proporcionam-se informações sobre a aplicação dos sistemas de custeio GECON, ABC E RKW, seus conceitos e benefícios para administrarmos uma organização.

O trabalho também tem como intuito mostrar o quanto a Matemática Financeira e Comercial tem sido de grande importância para os administradores dentro de suas funções, pois, ele precisa ter amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, da exatidão dos números, pois é ele que tem proporcionado ao administrador, descobrir aplicações realmente úteis em questões nas áreas econômicas, financeiras e resoluções de problemas da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO?

Quanto mais intensa a concorrência a que estiver submetida uma empresa, mais importante será dispor de um sistema de custos que lhe permita conhecer seus custos, e a partir daí, encontrar uma posição vantajosa diante de seus concorrentes. A introdução ou manutenção de uma gestão de custos eficaz exige, sem duvida, cuidados que se estendem desde a compreensão de um sistema de custos, até a interação e aceitação deste pelos membros da empresa.

Segundo Leone (2000, p. 21), “a visão gerencial dos custos completa-se no momento em que visualizamos custos na empresa e/ou instituição como um centro processador de informações, que recebe (ou obtém) dados, acumula-os de forma organizada, analisa-os, interpreta-os, produzindo informações de custos para diversos níveis gerenciais.

O processamento dos dados e obtenção das informações compreende três fases distintas: A coleta de dados, que consiste no levantamento e na seleção dos dados relevantes, planejamento de como esses dados serão colhidos, sendo necessário um treinamento das pessoas da empresa que elaborarão o levantamento desses dados. Esses dados serão processados por meio do centro processador que os receberá e os transformará em informações. Nesta fase é de fundamental importância uma definição das reais necessidades gerenciais da empresa, de modo a tornar possível uma combinação de métodos (existente na teoria de custos), a fim de produzir-se um sistema de custos capaz de produzir informações que atendam aquelas necessidades gerenciais previamente definidas. A terceira fase é a fase considerada, por Leone (2000, p. 25), como “nobre” e consiste na obtenção das informações e resultados gerados no processamento. Essas informações e resultados deverão ser encaminhados aos usuários do sistema com a finalidade de apoiar o planejamento, apuração dos custos e tomadas de decisões.

Por sistema de custos entende-se, portanto, o conjunto dos meios e métodos que a empresa utilizará para coletar e sistematizar os dados de que necessita para produzir informações.

Os métodos de custeio atualmente são apresentados e discutidos sob a luz de duas correntes. Uma delas é representada pelos chamados métodos de custeio tradicionais, que tiveram sua origem na necessidade de se avaliar os estoques na indústria nascente após a Revolução Industrial (século XVIII), que era uma tarefa mais simples, até então, na empresa tipicamente mercantilista, conforme Martins (2001, p.20). Com o passar do tempo, os objetivos dos sistemas de custeio tradicionais evoluíram para a busca de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com