TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Aplicada ATPS COMPLETA

Pesquisas Acadêmicas: Matemática Aplicada ATPS COMPLETA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

2.1 Planejamento

Em relação ao planejamento, informações obtidas da execução alimentam modelos de tomada de decisão, os quais determinam a forma como os recursos disponíveis (capital, pessoal, material e equipamento) serão aplicados. O conhecimento dos administradores sobre o processo de produção, os modelos matemáticos para representação dos problemas do planejamento, as técnicas de otimização e os softwares, são alguns dos meios utilizados para viabilização deste componente.

A importância do planejamento está em encontrar soluções para atender à realização dos deslocamentos de pessoas, eliminando os trajetos não satisfeitos ou satisfeitos inadequadamente, evitando situações críticas e suas conseqüências prejudiciais antes que aconteçam.

2.2 Execução

A execução corresponde à produção dos serviços de transporte de passageiros propriamente ditos. Os resultados do processo de produção do serviço de transporte de passageiros caracterizam a qualidade e a produtividade dos serviços prestados aos passageiros. Estas informações, por sua vez, são dados de entrada para o componente de planejamento, e correspondem às informações de retroalimentação

Problemas relevantes na operação do sistema de transporte público de passageiros em se tratando da produção do serviço de transporte de passageiros, não se pode deixar de levantar alguns problemas especiais inerentes ao processo, que muito freqüentemente contribuem para um desempenho operacional não satisfatório na opinião dos passageiros, como por exemplo: realização de viagens com atrasos, viagens não realizadas e quebra de veículos no transcorrer da viagem, dentre outros.

Em geral, solucionar tais problemas exige maiores cuidados, tanto na elaboração do planejamento, no que se refere à determinação das freqüências, definição da tabela de horários, alocação da frota e alocação de pessoal (condutores), como no planejamento e controle da manutenção da frota, observando rigorosamente os prazos para realização das manutenções previstas pelos fabricantes dos veículos.

Neste sentido, como estratégia permanente, a empresa deverá periodicamente avaliar a programação de frota e condutores, rever o plano de manutenção dos veículos e investir em treinamento de pessoal. Com um planejamento bem realizado, com equipamentos adequados, com manutenção correta e com pessoas qualificadas para bem atender ao passageiro, a empresa poderá realizar uma operação dentro de padrões considerados normais e satisfatórios. Uma forma eficiente de acompanhar e controlar os diversos processos da empresa de transporte é utilizar indicadores que possam detectar e corrigir os problemas existentes. Indicadores são instrumentos adotados para demonstrar quantitativamente as características de algo que é observado. No caso do transporte de passageiros os indicadores devem refletir as características de produtividade e qualidade agrupadas de acordo com os atributos (características qualitativas que identificam um ou mais membros de um conjunto observado).

2.3 Controle

Com as informações geradas pelo processo de produção dos serviços de transporte de passageiros, a empresa de transporte poderá acompanhar, avaliar e corrigir a execução do serviço.

A preocupação com a qualidade é tão antiga quanto à própria humanidade. Desde que o homem pré-histórico confeccionou o seu primeiro artefato, surgiu a preocupação com a adequação do uso do produto às necessidades de quem o utiliza. Entretanto, o moderno Controle da Qualidade, calcado em bases científicas, data do início do século XX. Foi somente com a introdução do conceito de produção em massa que a qualidade começou a ser abordada sob uma ótica diferente. No Brasil, o Controle Estatístico de Processo vem sendo implantado em um número cada vez maior de empresas, quer seja por exigência de algum grande cliente, tal como o caso das montadoras do setor automobilístico, quer seja pela sua eficácia na melhoria da produtividade das operações.

3. Competitividade da regulamentação do transporte rodoviário de passageiros.

O deslocamento da população das cidades brasileiras e entre cidades tem sido realizado em sua maioria por ônibus. Assim, o sistema de transporte por ônibus consolidou-se como a principal modalidade de transporte no país. O transporte de passageiros por rodovias tem dois componentes principais entre cidades feitas por ônibus e urbano/suburbano por ônibus de linha. A estes podemos somar serviços de fretamento e serviços turísticos, ônibus escolares, serviços de táxi. .

Todos estes serviços fazem um mercado atraente, economicamente, pela quantidade de usuários que precisam de acessibilidade rápida, segura e a um preço justo para diferentes destinos.

falta de uma filosofia empresarial eficiente, diversas deficiências no sistema regular - tais como oferta inadequada e insuficiente para atender à crescente demanda, falta de conforto e segurança, tarifas elevadas, demora, entre outros - provocaram a insatisfação dos usuários com o sistema. A liderança empresarial começa a reconhecer as ineficiências do setor, que tem apresentado baixos níveis de qualidade e competitividade. Tal insatisfação provocou o surgimento do transporte alternativo, juntamente com a atual crise econômica do país que levou os trabalhadores desempregados a entrarem neste setor em busca de novas fontes de renda. Esta modalidade de transporte tem evoluído muito na última década e abrange atualmente tanto os perímetros urbanos, quanto o transporte intermunicipal, até interestadual.

Em nível intermunicipal, dessa forma podemos encontrar uma ocorrência expressiva deste tipo de transporte, como nos estados do Nordeste (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba). No Estado do Rio Grande do norte o fenômeno do transporte alternativo intermunicipal tem atingido aos poucos o mercado de transporte de passageiros, como na região do Seridó, que estava, até poucos anos atrás, com apenas uma operadora de transporte, dessa forma os moradores da região ficavam restritos aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com