TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Comercial E Financeira

Exames: Matemática Comercial E Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO 6

2.2 RECRUTAMENTO 8

2.3 SELEÇÃO 8

2.4 CONTRATO DE TRABALHO 8

2.5 TREINAMENTO INICIAL (INTEGRAÇÃO) 9

2.6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 11

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Ao planejar um negócio, o empresário deve considerar não apenas a disponibilidade e provisão de recursos materiais e financeiros – deve, também, se ater ao planejamento de uma gestão de pessoas que esteja alinhada aos objetivos da organização. Desse modo, tal atuação, intimamente relacionada com a estratégia empresarial, deve ser pensada cuidadosamente, para que a sua implementação possa vir a contribuir para o sucesso do empreendimento.

Nessa produção textual individual, o objetivo geral informado é levar o aluno a planejar ações práticas de Gestão de Pessoas, de forma que contemple a visão sistêmica da área.

As orientações dadas para seguir na elaboração do texto propõe que o aluno se coloque como Gestor de Pessoas de uma empresa que procura novos colaboradores no Mercado de RH para compor seu quadro de profissionais, estando disponíveis as seguintes vagas:

- 15 Auxiliares de Produção;

- 2 Analistas Financeiros;

- 1 Gerente Comercial;

- 5 Auxiliares de Serviços Gerais.

Pensando, então, na estrutura e na caracterização desta empresa fictícia, é pedido ao aluno que escolha apenas uma dessas vagas para planejar o processo de Recrutamento e Seleção, Contratação e Treinamento e Desenvolvimento. Tal planejamento será apresentado na forma de um texto, que irá detalhar cada passo deste processo.

A metodologia utilizada é a bibliográfica, com uso dos livros das disciplinas do curso, bem como das webaulas, artigos e outros materiais complementares disponibilizados juntamente com as teleaulas e aulas atividade, além de materiais disponibilizados na Biblioteca Digital da UNOPAR.

Buscando, então, iniciar o texto proposto, será feita uma breve apresentação da empresa, cujo ramo de atuação é o de restaurantes – mais especificamente, o de risoterias (especialização em risotos).

Sendo o risoto um prato típico italiano, o nome escolhido para esta empresa fictícia foi o seguinte: RISOTERIA MANGIARE BENE (ou seja, Risoteria Comer Bem).

A RISOTERIA MANGIARE BENE é um restaurante conceito cujo público alvo é composto pelas classes A e B. Sua proposta é trazer exclusividade, inovação e diferenciação para um mercado cada vez mais competitivo e especializado, com risotos diferenciados, ambiente formatado para ampliação dos cinco sentidos, atendimento personalizado, e ferramentas tecnológicas que ajudarão a prestar serviços diferenciados para cada perfil de cliente. Evidenciando tal pretensão, sua visão construída no âmbito do planejamento estratégico global da organização é “Ser o melhor restaurante especializado em risoto e o preferido dos cariocas em 2018”.

Contudo, certo é que não se pode chegar a tal status sem contar com os recursos que, segundo Chiavenato (2014), podem ser considerados como sendo os mais importantes para uma organização: os recursos humanos.

A empresa possui, atualmente, 50 funcionários, distribuídos nas seguintes áreas funcionais:

a) Diretoria (1 Diretor);

b) Gerência Administrativo-Financeira (1 Gerente Administrativo-Financeiro);

c) Gerência Comercial (1 Gerente Comercial – atualmente, esta função está vaga, face desligamento do último funcionário que a ocupou);

d) Gerência de Relacionamento (1 Gerente de Relacionamento);

e) Comercial (4 Analistas Comerciais);

f) Administrativo-Financeiro (4 Analistas Administrativos, 4 Analistas Financeiros – 2 postos estão vagos, 2 Auxiliares Administrativos, 2 Auxiliares Financeiros);

g) Caixa (2 Assistentes Financeiros);

h) Cozinha e Limpeza (8 Auxiliares de Serviços Gerais – 5 postos estão vagos, 32 Auxiliares de Produção, dentre Garçons, Garçonetes e Manobristas – 15 postos estão vagos; 10 Cozinheiros; e 1 Chef).

Organograma 1 – Risoteria Mangiare Bene

A RISOTERIA MANGIARE BENE está, atualmente, com um déficit de 23 colaboradores – o seu quadro total, portanto, é de 73 funcionários, trabalhando em 2 turnos.

O cargo escolhido para o presente trabalho é o de Analista Financeiro, que tem 2 vagas em aberto.

2 DESENVOLVIMENTO

As questões propostas como norteamento para a construção desse texto serão divididas em subcapítulos, para uma melhor apresentação e contextualização dos pontos requeridos para exame.

2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO

A descrição do cargo feito para o Analista Financeiro é a seguinte:

DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO: Analista Financeiro SETOR: Administrativo-Financeiro

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: Gerente Administrativo-Financeiro

RESPONSABILIDADES DOCARGO:

- Processar o contas a pagar e a receber da empresa;

- Anotar corretamente a transferência de ativos;

- Encerrar os livros de forma correta;

- Processar transações (faturamento de clientes e pagamentos a fornecedores)

ATRIBUIÇÕES

O QUE FAZ? COMO FAZ? PARA QUE FAZ?

- Elaborar processos de geração da análise envolvendo a coletas de dados do faturamento - Verificando todos os dados financeiros lançados no sistema - Para verificar a ocorrência de problemas operacionais

- Analisar periodicamente todas as operações da empresa -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com