TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática em um ambiente de aprendizagem virtual

Resenha: Matemática em um ambiente de aprendizagem virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Realizada no dia 02/05/14, a oficina de matemática no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, fórmulas conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.

A matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e ainda assim e matemática continua a desenvolver-se permanentemente.

O cálculo algébrico, por exemplo, está presente no cotidiano. O uso de letras em problemas matemáticos é muito utilizado para descrever números a quais não se tem valor.

As equações do primeiro grau têm como objetivo calcular um valor de um termo desconhecido. As equações são representadas por incógnitas, ou seja, letra (x, y, z). As equações têm sinais operatórios, adição, subtração, divisão, multiplicação, radiciação e igualdade, o sinal de igualdade divide a equação em dois membros, os quais são constituídos pela variável união de letras e números e a constantes valores numéricos.

O sistema de inequação do primeiro grau é formado por duas ou mais inequação, cada uma delas tem apenas uma variável sendo que essa deve ser a mesma em todas as outras inequações envolvidas.

Equações do segundo grau são classificadas por ter duas incógnitas iguais, com uma delas com o expoente maior que outra.

A porcentagem é de grande utilidade no mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionário e deflacionário, descontos, aumento, taxas de juros, entre outros. No campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais. Os números percentuais possuem representações na forma de fração centesimal (denominador igual a 100) e quando escritos de maneira formal devem aparecer na presença dos símbolos de porcentagem (%), podem ser escritos na forma decimal.

O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto. O Teorema diz que: a soma dos quadrados dos catetos é igual aos quadrados da hipotenusa.

Sabe-se que os triângulos são polígonos. Sendo assim, o estudo que é feito para identificar a semelhança de figuras poligonais será válido para o estudo da semelhança de triângulos. Com isso, dois triângulos serão semelhantes se satisfazerem duas condições simultaneamente; se seus dados correspondentes possuírem medidas proporcionais e se os ângulos correspondentes forem iguais (congruentes).

A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana (euclidiana) e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais assim como a relação entre esses elementos. Os objetos primitivos do ponto de vista espacial são: pontos, retas, segmentos de retas, planos, curvas, ângulos e superfícies. Os principais tipos de cálculos que podemos realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com