TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais

Trabalho Universitário: Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTIONÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

PROF MSc PEDRO PAULO

Dourados, MS, 07 de setembro de 2014

1) Como o domínio da tecnologia pode tornar-se importante fator de produção?

A tecnologia pode ser tonar um fator de produção produzindo um diferencial em relação aos anteriores traduzindo então no menos custo ou em outro diferencial que possa ser transformar em uma vantagem econômica o com maior lucro.

2) Que são bens de capital?

Bens de capital são equipamentos e instalações necessários para a produção de outros bens, um exemplo automóvel

3) O que são recursos patrimoniais?

Recursos patrimoniais podem ser considerados como um conjunto de bens e valores direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.

Patrimônio líquido = Ativo – Passivo

4) A vantagem competitiva que uma empresas tem em relação a um concorrente é um recurso? Por quê? Dê 2(dois) exemplos.

Por que vantagens competitivas é um conjunto de característica que permitem a uma empresa diferenciar-se por entregar mais valores aos seus clientes em m aos seus concorrentes e sob o ponto de vista de seus clientes e o algo melhor que todos procuram exemplo preço mais barato atendimento diferenciado, etc.

5) Por que a gestão da informação assume um papel estratégico em todas as organizações?

Por que é através delas que as organizações recebem descoberta de novas tecnologias explora oportunidades de investimentos e cria vantagem em relação ao mercado.

6) Você acadêmico(a) é um produto(matéria-prima que sofreu transformação). Quem seria o cliente desse produto: a sociedade, o estabelecimento de ensino ou ambos? Que mudanças cada um dos enfoques possíveis provoca na atuação da faculdade?

O aluno sofreu sua transformação então a faculdade e a sociedade seriam cliente desse produto e uma forma de transmitir o conhecimento adquirido a faculdade ganha porque o aluno pode vir a ser professor ou a trabalhar em alguma área e a sociedade ganha por que o aluno pode transmitir o seu conhecimento em serviços ou compartilhar mais seu conhecimento ensinando.

7) Qual a diferença entre Just in time e kanban? Explique.

Just in time é o processo que gerencia a produção objetivando o maior volume possível da produção usando o mínimo de matéria prima embalagens estoques intermediários recursos humanos no exato momento em que requerida tanto na produção quando pelo cliente. Kambam é o método de autorização da produção e movimentação do material no sistema J.I.T. kambam significa marcador, tem como objetivo assinalar que a necessidade de mais matérias e assegurar que tais peças sejam produzidas e entregues a tempo.

8) Pesquise na Web o que significa single minute exchange tools, ou troca rápida de ferramentas, e qual sua influêrncia no JIT?

É um sistema de troca rápida de ferramentas (STR) foi originalmente desenvolvido para se reduzir o tempo de setup de grandes empresas da indústria automobilística. As técnicas relacionadas ao STR foram evoluindo a tal ponto de se aplicar em produtos e serviços de diferentes processos. Durante um workshop de STR os tempos envolvidos no setup de um processo podem ser reduzidos em até 50%. A metodologia proposta para a TRF está dividida em quatro estágios: (1) estratégico; (2) preparatório; (3) operacional; e (4) de comprovação. Considerando-se ambientes de baixo volume e alta diversificação de produtos é fundamental fazer o setup em tempo cada vez menor. Isso torna as empresas altamente competitivas, permitindo-se que se produza na forma puxada, reduzindo-se o inventário e o lead-time e aumentando-se a flexibilidade.

9) Estabeleça 05 (cinco) critérios que você usaria para encontrar um fornecedor preferencial para sua empresa?

Os fatores que eu usaria seria a qualidade no atendimento, Produto ou serviço de qualidade, Bom preço, Pontualidade e Flexibilidade.

10) Explique e exemplifique as novas formas de comprar, tais como: edi, internet, cartões de crédito e leilões.

Hoje em dia as pessoas que não tem tempo para ir a um shopping, optam em fazer compras pela internet na comodidade de sua casa, os preços normalmente são menores, existem comentários de outros clientes, que dizem se ficou satisfeito ou não com o produto, você pode comprar qualquer hora. As compras em leilões você terá baixo custo, porque a mercadoria vai estar bem abaixo do que no mercado, você pode vistoriar a mercadoria, e você quem da um lance até ser um valor conveniente. A compra pelo cartão de crédito é mais segura do que você carregar dinheiro, a compra pelo cartão é mais fácil, pois você pode comprar e pagar com mais facilidade podendo parcelar em várias parcelas, dependendo do local onde está comprando , pode utilizá-lo no exterior dependendo da bandeira.

Mas todos os tipos de compras tem sua vantagens e desvantagem.

11) Cite as vantagens e desvantagens da verticalização e horizontalização, que são estratégias para aquisição de recursos materiais e patrimoniais.

Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais.

Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão .

Vantagens e desvantagens:

Horizontalização Verticalização

Vantagens - redução de custos

- flexibilidade para definir volumes de produção

- foco no principal produto da empresa - independência de terceiros

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com