TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Da Construcao Civil Lista I

Dissertações: Materiais Da Construcao Civil Lista I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

1º)Aglomerante hidráulico é aquele ligante que tem a característica de endurecer ao reagir apenas com a água e que após seu endurecimento consegue resistência satisfatória quando submetido novamente à ação da água. É o casa do CIMENTO!

Aglomerante aéreo é aquele que tem a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não adquire resistência à água. É o caso do famoso GESSO!

3º)A reação álcali-agregado (RAA) é um fenômeno que ocorre no concreto endurecido e que se desenvolve devido à combinação de três agentes: álcalis do cimento,agregado reativo ou potencialmente reativo e a presença constante de umidade. Essa combinação causa danos de grandes proporções e às vezes irreversíveis, geralmente, em obras de grande volume de concreto, tais como barragens, blocos de fundação, pavimentação de estradas, aeroportos, cais

e pontes.

4º)As propriedades específicas do gesso como:elevada plasticidade da pasta; pega e

endurecimento rápido; finura equivalente ao cimento; pequeno poder de retração na

secagem e estabilidade volumétrica, garantem desempenho satisfatório quando utilizado como aglomerante na fabricação de pre-moldados ou aplicado como revestimento.A propriedade de absorver e liberar umidade ao ambiente confere aos revestimentos

em gesso um elevado poder de equilíbrio higroscópico, além de funcionar como inibidor de propagação de chamas, liberando moléculas d’água quando em contato com o fogo. As aplicações : nas fabricações de placas para execução de tetos falsos,de adornos para arremates,para painéis de vedação,revestimentos de paredes e de tetos em interiores e painéis de vedação.

5º)betume e argila.

6º)os componentes básicos : argila e calcário. Clínquer e argila e a pedra calcaria, muída e levada no forno a uma temperatura de 1450ºC, até os dois elementos se fundirem, o resultado são pequenas bolotas chamadas de clínquer: O processo de clinquerização ocorre à temperatura média de 1450ºC.

O processo de fabricação do cimento pode ser realizado a úmido(homogeneização em presença de água) ou a seco. O primeiro requer um maior gasto de energia e vem sendo cada vez mais substituída pelo processo à seco, embora seja mais eficaz para a homogeneização dos sólidos.

Devido ao problema do gasto energético, foi desenvolvida uma técnica de fluidificação gasosa, tornando o processo a seco mais eficiente e com um menor gasto de energia.

7º) O CP-RS oferece resistência aos meios agressivos sulfatados, como redes de esgotos de águas servidas ou industriais, água do mar e em alguns tipos de solos. Pode ser usado em concreto dosado em central, concreto de alto desempenho, obras de recuperação estrutural e industriais, concretos projetado, armado e protendido, elementos pré-moldados de concreto, pisos industriais, pavimentos, argamassa armada, argamassas e concretos submetidos ao ataque de meios agressivos, como estações de tratamento de água e esgotos, obras em regiões litorâneas, subterrâneas e marítimas.

8º) • Pega do Cimento: A pega pode ser entendida como a evolução das propriedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com