TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Da Construção 1

Casos: Materiais Da Construção 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO: AVALIAÇÃO 1a Unidade

1. Qual a importância do conhecimento e estudo dos materiais de construção para os profissionais da construção civil?

R: SEGURANÇA,COMUNICAÇÃO,SIMPLIFICAÇÃO,ECONOMIA

Para os profissionais e estudantes de arquitetura, o conhecimento dos materiais e suas propriedades é imprescindível para a orientação da escolha entre eles. A economia em uma obra depende muito da correta especificação dos materiais, da relação custo-benefício, a médio e longo prazo

2. Comente com suas palavras o que são normas técnicas e qual a sua importância para a sociedade em geral.

R: Documento, estabelecido por consenso e aprovado por organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

3. Em que consiste a ISO?

R: A função da ISO é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada e para que haja um modelo de padronização.

4. Tradicionalmente, segundo a microestrutura, os materiais sólidos são agrupados em três classes. Quais são e quais as características principais de cada uma delas?

R: CERAMICOS,METAIS,POLIMEROS

METAIS> São materiais compostos por elementos cujos átomos possuem elétrons com grande liberdade de movimento e são perdidos facilmente, formando uma ligação metálica, com alta condutividade térmica e elétrica

CERÂMICOS> São materiais constituídos de elementos metálicos e não metálicos, sendo por isso bastante complexos. É o grupos mais diversificado e fazem parte dele os seguintes materiais: vidro, tijolo, pedras, telhas, concreto, abrasivos, vidrados para porcelana, refratários, etc. Os materiais cerâmicos não sofrem corrosão sob a ação de elementos atmosféricos, como os metais

POLÍMEROS> São macromoléculas orgânicas formadas pela união de substâncias simples, chamadas monômeros. Podem ser de origem natural ou sintética.

Natural: produtos de origem vegetal ou animal como a madeira e fibras vegetaisSintética: plásticos

5. O que são materiais compósitos? Cite exemplos.

R: União de dois ou mais materiais com o objetivo de obterem-se propriedades especiais não apresentadas isoladamente pelos seus componentes, Madeira e Concreto armado.

6. Como são classificados os materiais de construção segundo a sua função? Comente.

MATERIAIS COM FUNÇÃO ESTRUTURAL: Resistem aos esforços atuantes na estrutura. Ex: aço, concreto, tijolo em certos casos, etc;

MATERIAIAS DE PROTEÇÃO: Servem de proteção aos materiais propriamente ditos. Ex: tintas, vernizes, etc;

MATERIAIS DE VEDAÇÃO: Não tem função resistente na estrutura, apenas de fechamento ou vedação. Ex: vidros, tijolos em certos casos, etc.

7. No estudo dos materiais de construção existem diversas propriedades que são avaliadas com o objetivo de entender o comportamento dos mesmos sob determinadas condições. Escolha três delas para explicar.

R: Massa Específica Real > É a massa da unidade de volume de um material, sem contar os vazios (Vo), ou seja, compactado. Normalmente é designado pela letra go. A unidade é massa/volume, e serve para calcular a compacidade e a porosidade.

Massa Unitária É também chamada de massa específica aparente.

É a massa da unidade de volume (V) do material em seu estado natural, ou seja, considerando os vazios. É designada pela letra g e deve ser menor do que go do mesmo material, uma vez que o volume é maior. Serve para determinar o peso próprio dos materiais, sendo de grande importância no cálculo das construções e no transporte desses materiais.

Porosidade >É a relação entre o volume de vazios para o volume total, em porcentagem, de um mesmo material

8. O que são materiais aglomerantes? Quais os mais comumente utilizados em obras de engenharia? Associe um uso a cada um deles.

R: Aglomerantes são substâncias finamente pulverizadas que, pela mistura com a água,

formam uma pasta que tem poder cimentante, isto é, podem ligar materiais pétreos. Revestimentos de interiores; Placas de gesso para forros

9. Quais as principais diferenças entre os aglomerantes aéreos e hidráulicos?

R: AÉREOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com