TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção I

Trabalho Universitário: Materiais De Construção I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  7.180 Palavras (29 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 29

Sumário

INTRODUÇÃO............................................................................Pág.3

1 – Fase de acabamento de uma construção residencial...Pág.04

2 – Serviços de Acabamento .................................................Pág.05

2.1 - Paredes / Revestimentos................................................Pág.05

2.2 - Pisos / Revestimento......................................................Pág.11

2.3 – Forro de Teto..................................................................Pág.19

2.4 - Instalações Finais e Retoques.......................................Pág.20

2.5 - Pintura.............................................................................Pág.24

3 – Comentários .....................................................................Pág.27

4 - Referências Bibliográficas ..............................................Pág.27

INTRODUÇÃO

Este trabalho está direcionado a pesquisa sobre a importância das etapas de finalização de uma obra, como acabamentos e pintura.

Irei falar um pouco de cada etapa, especificando os tipos de materiais, os cuidados que deve ter ao executar e na manutenção, vantagens e desvantagens de cada um.

Quando a construção de uma casa chega à fase de acabamento, é o momento de colocar pisos, forros, louças, metais sanitários, pintura, armários, esquadrias, etc.

A obra se aproxima do final e caso ainda não tenha escolhido ou planejado com antecedência, é hora de escolher os materiais de acabamento e revestimento.

Muitas dúvidas podem surgir, em função das inúmeras opções de custo e das recomendações para cada tipo de ambiente. É preciso conhecer as características de cada um deles e tomar decisões com segurança.

Esta é a fase que mais agrada aos olhos do dono da obra e de quem observa, uma fase importante, pois os profissionais envolvidos devem estar atentos a cada detalhe, pois qualquer descuido o que deveria estar lindo pode se transformar em uma tragédia, é importante que todos detalhes sejam acertados antes de iniciar qualquer serviço de acabamento, pois uma vez feito, somente desmanchando e refazendo o serviço novamente, gerando assim custos altos e desperdício de material.

1 – Fase de Acabamento de uma construção Residencial

Enquanto a fase de fundações, alvenaria e instalações prediais é uma fase onde não existe muita dúvida quanto aos materiais utilizados, já que o fator principal a ser considerado é ter uma construção sólida e de qualidade, na fase de acabamentos, além da qualidade existe a estética ou aparência dos mesmos.

E enquanto na fase de construção os preços dos materiais de qualidade são praticamente iguais, na fase de acabamento, os custos do materiais variam segundo a estética, "grifes", e outros fatores.

Em outras palavras, o preço de um saco de cimento, do tijolo e da ferragem não varia muito de marca para marca com as mesmas especificações de qualidade. Pois cimento é cimento, tijolo é tijolo, aço é aço.

Mas materiais de revestimento, azulejos, pisos, assim como metais e louças sanitárias variam enormemente de preço. É o custo destes materiais que podem elevar em muito o preço de uma construção.

Os principais serviços relativos à fase de acabamentos são os descritos abaixo:

Revestimentos de paredes

Revestimentos de piso

Revestimentos de Forro

Passagem da fiação e finalização das instalações elétricas

Assentamento e colocação das louças e metais sanitários

Colocação de caixilhos ou esquadrias

Retoques de Azulejos e Pisos

Colocação de Armários | Marcenaria

Colocação de Vidros

Pintura geral externa e interna

2 - SERVIÇOS DE ACABAMENTO

2.1 - Paredes / Revestimentos

Dicas sobre a escolha e aplicação das opções de revestimento para paredes, onde tudo depende do gosto pessoal e da funcionalidade ou adequação aos ambientes.

Opções de Revestimentos de paredes:

Existe uma grande variedade de revestimento para paredes, para todos os gostos, e para vários tipos de uso, ou melhor dizendo, que melhor se ajustam à funcionalidade do ambiente onde será aplicado. Muitos dos revestimentos de parede são colocados na fase de acabamento, quando as paredes já receberam uma argamassa de revestimento sobre os tijolos, cuja função é regularizar a superfície, tornando-as planas e lisas, permitindo assim a colagem dos revestimentos nos locais indicados.

Azulejos

Entre os revestimentos mais conhecidos e mais tradicionais na construção civil, está o azulejo.

O nome azulejo decorre do fato de que, inicialmente os azulejos eram feitos somente nas cores azul e branco, como pode ser visto na nossa arquitetura colonial e barroca, quando. Antigamente eram utilizados para formar painéis decorativos e temáticos, representando os mais diversos temas, tanto na arquitetura religiosa como nas residências, chafarizes públicos, etc. Assim, deve-se saber que, azulejos trabalhados podem também usados através de painéis como peças meramente decorativas, embora este uso tenha sido esquecido nos últimos tempos.

Tecnicamente falando, o azulejo é um produto cerâmico, fabricado com argila prensada e ou comprimida e depois queimada, tornando-se impermeável em sua superfície lisa, e tendo seu corpo poroso, principalmente na face voltada para a parede, que será colada com cimento cola. A face lisa é recoberta por uma camada de esmalte.

Existem dois tipos básicos de azulejos, o liso que pode ser branco ou colorido, mas tendo apenas um tom de cor, ou o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com