TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção Mecânica

Monografias: Materiais De Construção Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  7.263 Palavras (30 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 30

ALICATE

Alicates foram inventados na Europa cerca de 2000 a.C. para agarrar objetos quentes, especialmente ferro em fundições. As ilustrações mais antigas mostram o deus grego Hefaistos (deus da forja) em sua fundição. Alicates que possuem principalmente a função de manipular com segurança objetos muito quentes costumam ser chamados de tenazes. O número dos diferentes tipos de alicates cresceu juntamente com a invenção dos diferentes objetos nos quais são usados: ferraduras, abraçadeiras, cabos, canos, componentes elétricos e eletrônicos. Pela variedade de objetos e operações, a variedade de alicates hoje provavelmente excede a de todas as demais ferramentas manuais (chaves de fenda são sempre para parafusos, serras para serrar, martelos sempre para bater, etc.).

O alicate é composto de três partes básicas: a cabeça, a articulação e o par de cabos.

Cabeça

é a parte do alicate que incide força sobre o objeto trabalhado. Nela que ocorrem as adaptações mais significativas para as diferentes aplicações, de acordo com o tipo de incidência que se deseja. A função da cabeça pode ser, por exemplo, segurar, apertar, cortar, conformar ou até mesmo combinar diversas destas funções. Em geral, é composta por mordedores e/ou lâminas. A cabeça é a parte menor do braço de alavanca, sendo, portanto, sempre mais curta que os cabos.

Articulação

é o vínculo mecânico entre as peças articuladas do alicate, responsável por servir de apoio para a transferência de força dos cabos à cabeça. Geralmente é composto por um pino, em torno do qual deslizam de forma circular as outras partes. Podem haver ainda articulações mais complexas de acordo com a finalidade, como num alicate de pressão, por exemplo.

Cabos

são os braços onde o usuário aplica força. Podem apresentar curvatura diversa, de acordo com a conveniência anatômica do uso. O tamanho também pode variar proporcionalmente, de acordo com a quantidade de força que se deseja transferir à cabeça. O cabo pode ser nu ou apresentar revestimento. O revestimento pode servir para dar aderência, melhorar o conforto, dar proteção mecânica, isolar eletricamente ou, simplesmente, para dar melhor aspecto ao acabamento

O material mais usado nos diversos tipos de alicate é o aço temperado, por apresentar grande resistência mecânica a deformações e a quebra, além de ser duro, qualidade importante especialmente na cabeça. Podem ser usados outros materiais, conforme a finalidade.

ÂNCORA

A âncora, do eslovaco Ankhor, que significa instrumento pesado, é uma peça utilizada para parar ou guardar grandes coisas, ou seja, para ancorar, mas isto todo mundo já sabe.

A âncora serve como um freio para balões e como cadeado para navios. Ainda é utilizada hoje em dia, mas não com tanta freqüência de antes, onde cada barco tinha no mínimo 10 âncoras.

Utilização

A âncora foi inventada (descoberta) pelo Lord Karel Dovanek, no século VII, para freiar seu barco a vela. Ele descobriu ao acaso que uma âncora pode ser muito útil caso o barco estivesse sendo levado por um furacão. Certo dia o Lord esqueceu que a corda de sua âncora tinha apenas 20 metros e morreu afogado, pois o local onde ele estava tinha 30 metros de profundidade.

As âncoras são feitas de ferro na maioria das vezes, mas pode ser também feita com madeira. Alguns barcos mongóis da era Kublai Khan utilizavam barris como âncoras. Muitos barcos vikings utilizavam pessoas pesadas para o serviço de âncora. A âncora deixou de ser utilizada depois da invenção do iceberg, sendo substituída pela coleira.

.

Armação de Guarda Chuva

O guarda-chuva surgiu no Antigo Egito e era utilizado tanto pela família real quanto pelos nobres como símbolo da posição que ocupavam na hierarquia teocrática. Hoje todo mundo usa, do cidadão mais abastado ao paupérrimo. “Mas quem usa mais é o pobre, que não tem um meio de transporte próprio para fugiu das intempéries do tempo”, acrescentou o historiador Élcio Valentin, do Museu Histórico Nacional do Guarda-Chuva.

Projetado originariamente para cobrir um homem de porte médio das chuvas, ele nunca esteve tão pequeno. Antigamente tinha de dois metros à dois metros e vinte de diâmetro e era feito com material resistente.

Os guarda-chuvas, ao contrário dos guarda-sóis, tendem a ser fabricados com materiais leves a fim de que possam ser facilmente transportados, mesmo quando abertos. O tecido protetor é atualmente feito de diversos materiais impermeáveis.

Exemplo:

Adaptando as nossas varetas e esticadores sólidos de aço flexível de carbono temperado e endurecido comprovadas para se adaptarem a uma haste de madeira não flexível, construímos uma armação forte e resistente ao vento. Isto cria um guarda-chuva elegante, satisfazendo os requisitos tanto do mercado promocional como o da moda.

Bloco de motor

O bloco do motor ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim).

O produto da área do pistão pelo curso do mesmo determina a cilindrada do motor.

Para além de alojar os cilindros, onde se movimentam os pistões, o bloco motor suporta duas outras peças: o cabeçote do motor na parte superior e o cárter na parte inferior. O cabeçote do motor é fixado ao bloco através da junta da cabeça que é atravessada por parafusos de fixação roscados no bloco.

No interior do bloco existem também dutos tubulares que através dos quais circula a água de arrefecimento, bem como o óleo de lubrificação cujo filtro também é geralmente fixo à estrutura.

O bloco tem ligações e aberturas através das quais vários outros dispositivos são controlados através da rotação da árvore de manivela, nomeadamente a bomba de água, bomba de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com