TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais E Logística

Seminário: Materiais E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da atividade de armazenagem dentro da logística

O conceito de ocupação do espaço físico esta mudando, atualmente um mau aproveitamento do espaço, tornou-se um comportamento antieconômico. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. Assim a armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros.

A guarda de matéria prima é considerada estocagem, e a guarda do produto acabado são consideradas armazenagem, que aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias primas e insumos.

Além de reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes, a armazenagem correta fornece muitos outros benefícios indiretos tais como centralização de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos, fornecendo informações que não eram capturadas.

Ferramentas de auxílio à correta Gestão de Estoque

A utilização de modernas técnicas de gerenciamento de estoques, possibilita meios de minimizar impactos financeiros negativos.

Um dos princípios básicos da gestão de estoque, é como os investimentos em estoques impactam os negócios da empresa, o que representa capital imobilizado e sem liquidez imediata, representando custos financeiros para a empresa.

A gestão eficaz dos estoques é uma mina de ouro é uma mina de ouro para aumentar a receita de qualquer empresa, tendo como maior desafio, minimizar o risco entre a falta e a sobra de produtos para atender o cliente.

A relação entre indústria e varejo esta melhorando, do lado da indústria, a evolução crescente dos sistemas de distribuição e logística faz o produto chegar no lugar e hora certos.

Do lado do varejo, a necessidade de administrar seus estoques de forma sistemática e profissional, passando a avaliar suas necessidades de reposição de forma mais acurada e realista.

Também é importante destacar a necessidade cada vez maior de melhorar o relacionamento entre indústria e varejo, para que ambos compartilhem informações que só irão melhorar as previsões de demanda e venda, diminuindo os riscos de estoques.

Quando o assunto é quanto comprar, cada caso deve ser avaliado conforme previsão de necessidade específica.

Gestão de estoque e planejamento de compras andam todo tempo juntos, a estratégia de compra muda se produto for de moda, básico, sazonal ou ainda de evento, assim planejamento e terra firme para minimizar os riscos e garantir o sucesso dos negócios, além de ser a base para decisões importantes.

Estratégias para melhorar a eficiência da armazenagem e distribuição de produtos

É importante analisar a influência entre a implantação de sistemas e as dificuldades encontradas no decorrer do processo, assunto esse abordado na área de sistemas de informações.

A evolução na fabricação esta mudando os mercados para um ambiente caracterizado em:

-extremo dinamismo

-máxima disponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com