TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Mecânicos

Trabalho Universitário: Materiais Mecânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

Bucha (fixação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Buchas são utilizadas para afixar parafusos em um furo1 , geralmente feito por uma broca usando-se uma furadeira. Deve-se observar sua espessura de acordo com o respectivo parafuso e broca.

Sua espessura é ligeiramente menor que a do parafuso, portanto o parafuso expande a bucha pressionando-a contra o furo, dessa forma fixando o conjunto no furo, suportando grande torque.

Mancal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mancal

Mancal é um dispositivo mecânico fixo, em geral em ferro fundido ou aço, e antigamente também de madeira1 , onde se apoia um eixo, girante, deslizante ou oscilante..

Para diminuir o atrito, além da lubrificação2 , são adotados mecanismos intermediários entre o eixo e a peça3 :

• Munhão (Mancal de Munhão): entre o eixo e o mancal, é colocada uma peça de material menos resistente do que os dois elementos, de tal forma que, quando o eixo gira, é o munhão que se desgasta, e não o eixo ou o mancal, é muito utilizado no virabrequim (árvore de manivelas ou cambota) de motores de combustão interna, onde costuma ser de bronze4 ;

• Rolamento (Mancal de Rolamento): entre o mancal e o eixo é instalado um rolamento5 ;

• Camada de fluido (Mancal Hidrodinâmico), que cria uma pequena camada entre o mancal e o eixo, diminuindo o atrito. Pequenos canais no munhão permitem a passagem do lubrificante6 ;

• Campo magnético (Mancal Magnético): é constituído por dois elementos, um acoplado no eixo e o outro no mancal, que criam campos magnéticos da mesma polaridade, de tal forma que se repelem, permitindo desta forma que o eixo fique sem contato com o mancal.

Eixo (mecânica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nota: Para outros significados, veja Eixo.

Rodas de um trem, neste caso, o eixo se encontra fixo a roda, girando junto.

Um eixo, tecnicamente é a interface entre a roda e o chassi de um veículo. Destina-se a guiar o movimento de rotação a uma parte ou um conjunto de peças, como uma roda ou engrenagens. O eixo localiza-se geralmente entre as rodas, ligado ao centro da roda. Em veículos antigos, tais como a carroça, os eixos giravam acompanhando o movimento das rodas, posteriormente, os eixos foram fixados, e seu movimento transportado pelos rolamentos. Em linhas gerais, também são referidos como uma linha imaginárias na direção transversal do chassi, ligando as rodas.

Rolamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Animação de um rolamento com anel exterior fixo.

Exemplo do uso de rolamentos empatins.

Um rolamento (informalmente denominado rolimã1 ) é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de rolamento.Compreende os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc. Os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.

Diferença entre rolamentos[editar | editar código-fonte]

Temos diversos tipos de rolamentos, tais como: de esfera, roletes (rolos) e de agulha. Estes rolamentos variam de abertos, ou seja, não retendo totalmente a graxa lubrificante, vedados através de retentores metálico, plástico ou borracha e os rolamentos selados, que por sua vez possuem maior retenção de graxas, aumentando de forma progressiva a vida útil dos mesmos, além de proporcionar melhor nível de ruído, que nos dias atuais fazem muita diferença para o usuário final. O custo de tais rolamentos também variam na medida em que são mais qualificados. Quando comparamos os rolamentos de esferas com os de rolos com as mesmas dimensões, os rolamentos de esferas apresentam uma resistência ao atrito menor e uma menor variação de rotação que os rolamentos de rolos.

Isto os faz mais adequados para uso em aplicações que requerem alta rotação, alta precisão, baixo torque e baixa vibração. Inversamente, os rolamentos de rolo têm uma capacidade de carga maior, o que os torna mais apropriados para aplicações que requerem longa vida e resistência para cargas elevadas e de choques.

As buchas sinterizadas são aplicadas para substituir rolamentos, sempre levando em consideração a exigência, cargas adequadas, vida útil e custos apropriados. Figura que termina no seu ponto de partida criando uma linha contínua de precisão e movimento.

Mola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Para outros significados, veja Mola (desambiguação).

Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde março de 2010).

Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com