TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Rochosos Para Construção;

Pesquisas Acadêmicas: Materiais Rochosos Para Construção;. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

Um maciço rochoso é um aglomerado de rochas de formações tectônicas e atectônicas que trata de vários assuntos no que desrespeito a perfuração e exploração subterrânea, obras hidráulicas e certas obras de escavação (deformabilidade, resistência à compressão e permeabilidade); Tais características compreendem as feições geológicas e os parâmetros geotécnicos. Em função da história geológica da região considerada, é necessário evidenciar os atributos do meio rochoso que condicionam o seu comportamento ante as solicitações impostas pela obra em questão.

Um maciço rochoso pode ser concebido como uma entidade constituída por duas parcelas: um meio sólido: o material “rocha", ou seja, a matriz rochosa e as descontinuidades que dividem o maciço rochoso ou compartimentam o maciço rochoso. Estas descontinuidades funcionam, portanto, como superfícies de fraqueza que separam blocos de "rocha intacta" e controlam os processos de deformação e ruptura dos maciços rochosos, que são as que interessam a grande maioria das obras de engenharia. Por outro lado a presença de descontinuidades sistemáticas com determinada orientação, como os planos de estratificação, ou superfícies de laminação, implica um comportamento anisotrópico.

A anisotropia dos maciços rochosos provém, por um lado, da anisotropia da rocha e, por outro, das famílias de faturas que interceptam os maciços. Esta última contribuição é, em regra, a mais relevante, não só no respeitante à deformabilidade mas também à ruptura dos maciços (Rocha, 1981; Hoek, 2007).

As características de qualidade de maciços rochosos são fundamentalmente conseqüência do seu estado de alteração e de fraturação. A ocorrência de água percolado nos maciços atua também, com freqüência, na respectiva estabilidade. Importa desde já referir os dois primeiros parâmetros considerados - estados de alteração e grau de fraturarão - e fazer considerações sobre os critérios de classificação de maciços neles baseados.

Outra característica importante é a heterogeneidade ou variabilidade das propriedades físicas e mecânicas no maciço rochoso, em zonas distintas ou de ponto aponto. Os fatores associados à heterogeneidade de um maciço rochoso e a sua variação traduzem-se na prática, pela dispersão dos resultados relativos às propriedades determinadas em testes aos quais os corpos de prova são submetidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com