TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de construção mecanica

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  2.136 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

01: A Tabela 3.4 fornece os raios iônicos para os íons k⁺ e O²⁻ como sendo iguais a 0,138 e 0,140nm, respectivamente.

  1. Qual seria o numero de coordenação para cada íon O²⁻?

RESPOSTA: Primeiramente para descobrir o número de coordenação para cada íon O²⁻ no KO. Calculando a razão entre os raios do cátion e do ânio

 =  = 0,986[pic 1][pic 2]

Segundo a tabela 3.3 o número de coordenação para cada íon O²⁻ é o 8.

  1. Descrever sucintamente a estrutura cristalina resultante para o KO.

RESPOSTA: De acordo com tabela 3.5, para um número de coordenação de oito tanto para o cátion como para o ânio a estrutura cristalina deve ser a do cloreto de césio. Contanto, existem duas vezes mais íons k⁺ do que íons O²⁻. Portanto, os centros dos íons k⁺ estão posicionados nos vértices de células unitárias cúbicas, enquanto a metade dos centros dos cubos é ocupada por íons O²⁻.

  1. Explicar por que essa estrutura e chamada de antifluorita.

RESPOSTA: Essa estrutura e chamada de estrutura cristalina antifluorita porque os ânios e o cátions estão trocados uns com os outros em relação a estrutura da fluorita

02: Qual é a diferença entre estrutura cristalina e sistema cristalino?

RESPOSTA: Uma estrutura cristalina e descrita tanto pela geometria como pelos arranjos atômicos da célula unitária um sistema cristalino e descrito em termos da ijeometria da célula unitária. Por exemplo, as estruturas cristalinas cúbicas de face concentrada e cúbica de corpo concentrado são estruturas que pertencem ao sistema cristalino cúbico.

Uma estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedade que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou as moléculas qu3 o constituem. Sistema cristalino é a designação dada a um grupo de ordenamento espacial pontual regular de átomos ou moléculas.

03: Nos cristais cúbicos, à medida que os valores dos índices planares h, k e l aumentam, a distância entre planos adjacentes e paralelos (isto é, o espaçamento interplanar) aumenta ou diminui? Por quê?

RESPOSTA: O espaçamento interplanar entre planos adjacentes e paralelos diminui à medida que os valores de h, k e l aumentam. Quando os valores dos índices planares aumentam a magnitude do denominador, na equação 3.16 também aumenta, com o resultado de que o espaçamento interplanar ( h, k, l) diminui.

04: Os materiais não-cristalinos exibem o fenômeno da alotropia (ou polimorfismo)? Por que sim ou por que não?

RESPOSTA: Os materiais não-cristalinos não exibem o fenômeno de alotropia; uma vez que um material não-cristalino não possui uma estrutura cristalina definida, ele pode ter mais do que uma estrutura cristalina, o que é a definição de alotropia.

Alotropia e a propriedade que alguns elementos químicos tem de formar uma ou mais substância  simples diferentes.

Exemplo: “O carbono possui dois alótropos: O diamante e o grafite”

05: Os materiais não-cristalinos possuem contornos de grãos? Por que sim ou por que não?

RESPOSTA: Não; uma vez que os materiais não cristalinos não possuem grãos (isto é, um conjunto de pequenos cristais), eles não podem ter contornos de grãos.

Os contornos de grãos são imperfeições superficiais que separam cristais de deferentes orientações e num agregado policristalino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com