TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais poliméricos

Tese: Materiais poliméricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

MATERIAIS POLÍMERICOS

RESUMO

Compósito feitos com resinas poliéster, reforçado com fibras de vidro são bastante usados para produção de peças automobilísticas de pequeno e grande porte.

A resina poliéster é polímero termorrigido que junto com a manta fibra de vidro tem boas propriedades mecânicas e térmicas.

Esse termorrígido infelismente são difíces de reciclar ou até mesmo de reaproveitar,por isso é muito preencupante para o meio ambiente.

Um dos processos que usa resina poliéster com vibra de vidro chama-se RTM LIGHT,é um processo simples, que consiste em injetar a resina liquida pré-catalisada,em um molde fechado onde a fibra de vidro seca já foi previamente colocada.

O processo de RTM LIGHT tem diferentes parâmetros como pressão de enjeção e vácuo, qualidade do vácuo de travamento molde e contramolde.

As vantagens que o processo RTM LIHT são:Maior rapidez de processo; menor tempo de cura ;maior extidão das peças; menor custo de matérias-primas; melhor acabamento e maior estabilidade dimensional.

Palavras chaves: Chave: Compósito, fibra de vidro e resina poliéster

INTRODUÇÃO

As resinas de poliéster são uma família de polímeros formados da reação de ácidos orgânicos dicarboxílicos (anidrido maleico ou ftálico) e glicóis,que, quando reagidos,dão origem a moléculas de cadeias longas lineares.(SILVA,2010).

A escolha das resinas poliéster para os diferentes tipos de processos de fabricação de compósitos vaira conforme a formulação (GARAY,2010).

As fibras de vidro junto com resinas são utilizadas para fazer peças para área automobilística

(GARAY, 2010).

Compósitos de poliéster com manta de fibras de vidro propocionam excelentes propriedades termicas e mêcanicas.No entanto estas propriedades dificultam o desenvolvimento de processos eficientes de reciclagem (SILVA,2010).

De fato dificuldades de descarte, reciclagem ou reutilização são hoje preocupações ambientais (SILVA, 20).

As resinas poliéster constituem uma família de alto peso molecular. Classificam-se como resinas saturadas e insaturadas, dependendo especificamente dos tipos de ácidos utilizados, os quais irão caracterizar o tipo de ligação entre os átomos de carbono de cadeia molecular.(ABMACO).

A resinas poliéster insaturadas é obtida pela reação entre um ácido insaturado, um ácido saturado e um biálcool. resultando num produto termofixo,cuja cadeia molecular é composta por simples e duplas ligações entre os átomos de carbono. Variações nos tipos e na qualidade de cada um desses componentes permitem uma enorme flexibilidade no design desses sistemas. A resina é diluída num monômero vinílico, com o intuito de facilitar sua utilização. O mais adotado é o monômero de estireno, em proporções de 30 a 35%.(ABMACO).

As fibras constituem um meio efetivo de reforço porque apresenta menor número de defeitos que em sua forma mássica e a sua configuração geométrica ou seja, pequeno diâmetro e grande comprimento.permitindo uma elevada relação área superficial/volume ,por consequência, uma grande área interfacial fibra/matriz disponível para a transferência de tensão por umidade de volume da fibra (GARAY,20).

REVIÇÃO BIBLIOGRFICA

Algumas vantagens desta resina são: baixa contração requerem menos moléculas de estireno para polimerização final-portanto, liberam menos estireno-possuem boas propriedades mecânicas, conferem elevada estabilidade dimensional, alta rigides dielétrica e baixa absorção de água. (ABMACO).

Ao contrário do que normalmente se acredita,a resina poliéster não possuem custo baixo e não são produtos comuns, de uso geral,denominados “de combate”(ABMACO).

É importante escolher o hidroperóxido a ser utilizado, de acordo com a compatibilidade de cada resina, para as resinas poliéster normamente utiliza-se PMEK’s.O uso correto de aceleradores também é um fator importante para cura de resinas poliéster(GARAY,2010).

Os mais usados são as amidas terciárias e alguns metais como o cobre ,o cobalto e o vanádio(GARAY,2010).

Quando o cobalto é colocado em excesso na resina,atua como inibidor(GARAY,2010).

A viscosidade é uma propriedade importante da resina no que se refere aos processos de moldagem líquida e deve ficar compreendida preferencialmente entre 100-500 mPa.s ou cP (GARAY,2010).

Cargas minerais

Cargas minerais é o termo empregado para definir o uso de determinados minerais, em misturas com polímero para a produção de materiais compósitos termofixos, termoplásticos e elastoméricos(GARAY,2010).

A maioria das cargas utilizadas como enchimento é inerte, isto é ,não desempenha qualquer papel na reação de polimerização e atua como dissipadores de calor ou diluentes.A adição de carga na resina aumenta sua viscosidade, o que implica em aumenta no tempo de preenchimento na moldagem liquida(GARAY,2010).

Fibras de vidro

As fibras de vidro ocupam posição de destaque entre os materiais de reforço utilizados pelas indrústrias. Devido ás inúmeras propriedades, as fibras de vidro facilitam o trabalho de planejamento das com grande estabilidade. (ABMACO).

Características das fibras de vidro

*Grande resistência à corrosão e umidade;

*Baixo coeficiente de dilatação térmica;

*Retenção de propriedades mecânicas em altas temperaturas;

*Boas propriedades físicas e elétricas;

*Facilidade de processamento e boa resistência mecânica;

*Dimensionamento: podem- se utilizar as fibras de vidro para fabricar peças em vários tamanho com rigidez e estabilidade dimensional.

Manta Moldável

A manta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com