TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Ansoff

Trabalho Universitário: Matriz Ansoff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo de pesquisas, artigos e debates realizados em sala de aula. Com isso apresentaremos o conceito de pesquisa operacional, bem como suas aplicações no meio organizacional.

A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência que objetiva fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc.

2 GESTÃO DA QUALIDADE

Tabela 1 - Evolução da Qualidade

Era Principais características Ênfase Métodos Responsável pela qualidade

Inspeção Inspecionar a Qualidade Problemas a serem resolvidos Uniformidade do Produto Instrumentos de Medição Departamento de Inspeção

Controle

Estatístic

o da

Qualidad

e Controlar a Qualidade dos produtos Menos inspeção com mais uniformidade Ferramentas e Técnicas Estatísticas Departamento de fabricação e Engenharia

Garantia

da

Qualidad

e Construir a Qualidade para a solução dos problemas Contribuição de todos para impedir as falhas, desde o início até o final do processo Programas e Sistemas Todos os departamentos, planejando e executando e executando as diretrizes da Qualidade

Gestão

da

Qualidad

e Total Gerenciar a Qualidade As necessidades do cliente e do mercado Planejamento estratégico, estabelecimento através de objetivos definidos pela organização A empresa como um todo, focando na qualidade contínua

Tabela 2 - Abordagem da Qualidade e suas Características

Abordagem Características da Abordagem

Centrada no Produto A qualidade é vista como presença de características que são requeridas pelo consumidor

Transcendental Trata da qualidade como sinônimo de excelência inata. Não pode ser medida precisamente, seu reconhecimento ocorre pela experiência.

Centrada no Valor A qualidade é percebida em relação ao preço do produto. Auto grau de conformação a um custo aceitável.

A gestão da qualidade é um tema que sempre esteve presente na vida do homem.

Neste trabalho iremos abordar uma breve história sobre a gestão da qualidade.

Para as empresas se manterem vivas no mercado, é um requisito para todas, a gestão da qualidade. Tornado um conceito para as empresas no fim da segunda guerra mundial, principalmente nos países arrasados e necessitados de mudanças no seu parque industrial que foram destruídos pela guerra.

Um dos principais responsáveis por esta mudança no Japão foi Edward Deming, implantando o controle de qualidade através da estatística como diferencial competitivo em relação às industrias ocidentais.

Posteriormente tiveram o TQM (Total Quality Managent) ou Gestão da Qualidade Total, desenvolvida por J. Juran, ele acreditava que o controle de qualidade não deve ficar somente no processo produtivo, mas sim em todos os níveis organizacionais.

O precursor de Deming, foi Taylor com a Administração Científica, implementou a chamada qualidade interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com